Coppe e Greenpeace lançam relatório com cenários para um Brasil com 100% de energia renovável

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 09/09/2016

A Coppe/UFRJ e o Greenpeace promovem, na próxima terça-feira, dia 13 de setembro, o lançamento do relatório (R) evolução Energética, que aponta cenários para 2050 de um Brasil com 100% de participação de fontes renováveis em sua matriz. O setor de transportes é apontado no estudo como o de maior potencial para redução do consumo de energia no país: 61% menor que o atual e sem uso de combustível fóssil.  O lançamento inicia, às 9 horas, no auditório André Rebouças, bloco D, sala 220, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

O evento, que será realizado, das 9 às 16:30 h, contará com a participação do diretor da Coppe, Edson Watanabe, do coordenador de Clima e Energia do Greenpeace Brasil, Ricardo Baitelo, dos professores da Coppe, Alexandre Szklo, Amaro Pereira e Márcio D’Agosto e de outros especialistas e autores do relatório.

O relatório está dividido em cinco tópicos: Mudanças Climáticas e Energia; A Geração de Energia; O Setor Elétrico no (R)evolução Energética; Eficiência Energética; e Transportes e Mobilidade.

O estudo para o tópico Transportes e Mobilidade foi realizado pela equipe do Laboratório de Transporte de Carga da Coppe, sob a coordenação do professor Márcio D’Agosto. Além das fontes de energia renováveis que serão necessárias para garantir a mobilidade de pessoas e mercadorias, o estudo mostra o potencial de redução nos diferentes modais como trem, ônibus e avião, entre outros.

Segundo Márcio D’Agosto, um dos objetivos do evento é debater as reais condições que o Brasil tem de chegar em 2050 com 100% de uso de fontes renováveis. Como exemplo, cita a atual e insuficiente infraestrutura dos trens. De acordo com o estudo, estes passariam a transportar 47% da carga nacional e 13% dos passageiros, contra respectivamente 25% e 4,1% transportados hoje.

“Outro desafio é a qualificação dos ônibus. É necessário aperfeiçoar a frota. Com as características atuais não temos como transformá-los em elétricos, uma mudança que será necessária para alcançarmos o objetivo de tornar a matriz energética brasileira 100% renovável”, afirma Márcio D’Agosto, professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe.

Programação

9h00: Credenciamento

9h30: Boas vindas

Professor Edson Watanabe – diretor da Coppe/UFRJ,

9h35: Abertura: (R)evolução Energética 2016

Ricardo Baitelo – coordenador de Clima e Energia do Greenpeace Brasil

Sonja Simon – DLR

Gilberto Jannuzzi – professor da Unicamp

Márcio D’Agosto – professor da Coppe/UFRJ

10h50: Intervalo

11h00: Painel 1 – O setor de transportes na (R)evolução Energética

Mediador: Márcio D’Agosto (PET/Coppe/UFRJ)

Debatedores:

Alexandre Szklo (PPE/Coppe/UFRJ)

Guilherme Wilson (Fetranspor)

José Carlos Tigre (ANP)

Jurandir Arruda (ITL)

12h30: Almoço

14h30: Painel 2 – O planejamento para a (R)evolução Energética

Mediador: Gilberto Jannuzzi (Unicamp)

Debatedores:

Roberto Kishinami (ICS)

Luiz Augusto Horta Nogueira (Unifei)

Amaro Pereira (PPE/Coppe/UFRJ)

16h00: Intervalo

16h30: Encerramento