Coppe é homenageada com a medalha dos 150 anos da Escola Politécnica da UFRJ
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 02/12/2024
No dia 28 de novembro, a diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, participou da cerimônia de lançamento das medalhas comemorativas pelos 150 anos da Escola Politécnica da UFRJ, realizada no Clube de Engenharia. A Coppe foi uma das instituições homenageadas devido à sua relevância na história da Politécnica.
Ao receber a medalha, Suzana destacou a forte interação e cooperação entre a Coppe, a Politécnica e as demais unidades do Centro de Tecnologia da UFRJ, expressando seu desejo de que essa colaboração se intensifique ainda mais. A medalha foi entregue por Fernando Castro Pinto, diretor de Tecnologia e Inovação da Politécnica e docente da Coppe.
As medalhas, em bronze, foram entregues a instituições e personalidades de destaque na Engenharia que contribuíram significativamente para a história da Escola Politécnica. Elas foram produzidas em parceria com a Casa da Moeda do Brasil, com a missão de preservar a memória de grandes feitos do país.
A medalha celebra o legado da Escola Politécnica, o primeiro estabelecimento civil de ensino de Ciências, Matemática e Engenharia no Brasil, fundado em 1874. Durante o evento, a primeira medalha foi entregue à diretora da Escola Politécnica, professora Cláudia Morgado, para o acervo histórico da instituição.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho, o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, e a deputada estadual Elika Takimoto. Também foram homenageados professores e eméritos da UFRJ, como Benjamin Ernani Diaz, Carlos Alberto Cosenza, Sandoval Pereira Júnior e Paulo Alcântara Gomes, que é ex-diretor da Coppe e ex-reitor da UFRJ.
Sobre a Medalha
A medalha apresenta, no anverso, a imagem do antigo prédio da Escola Politécnica, localizado no Largo São Francisco, e a figura de Visconde do Rio Branco, com as legendas comemorativas aos 150 anos da instituição. No reverso, o destaque vai para a palavra “Poli”, acompanhada de elementos gráficos que simbolizam a evolução tecnológica da instituição ao longo do tempo, da roda dentada ao circuito eletrônico.
- Engenharia
- Escola Politécnica
- Medalha