Coppe e IMPA Tech firmam parceria estratégica para fortalecer a excelência em ciência e pesquisa em computação
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Institucional Coppe / Notícias
Data: 04/12/2025

A Coppe/UFRJ e o IMPA Tech, programa de graduação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), assinam, na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, um acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural que marca a união de duas instituições reconhecidas nacional e internacionalmente pela excelência na formação acadêmica e pela produção de ciência e tecnologia de ponta.
Pelo acordo, alunos do IMPA Tech poderão cursar disciplinas e participar de projetos de pesquisa e desenvolvimento na Coppe, fortalecendo a integração entre graduação e pós-graduação e oferecendo aos estudantes experiências acadêmicas, tecnológicas e científicas de alto nível.
Os alunos do bacharelado em Matemática da Tecnologia e da Inovação do IMPA Tech — com ênfase em Ciência da Computação — devem cursar seis disciplinas eletivas e realizar 300h de estágio supervisionado (em empresas ou em projetos). Parte dessa carga horária poderá ser cumprida no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) ou em outros programas da Coppe, durante os últimos dois anos da graduação.
O professor Daniel Figueiredo, coordenador do PESC, destaca que o acordo abre caminho para iniciativas ainda mais ambiciosas: está em estudo um mestrado integrado, no qual o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno do IMPA Tech se tornaria o embrião de sua dissertação de mestrado na Coppe. Nesse modelo, o estudante completaria quatro anos de graduação e, em seguida, mais um ano de mestrado — um percurso estruturado, acelerado e de altíssima qualificação.
“O desenvolvimento de novas tecnologias vem exigindo cada vez mais integração com diferentes áreas de conhecimento e formação cada vez mais qualificada. Com isto ambas instituições e seus alunos serão beneficiados com esta cooperação”, destaca a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn.
A cooperação também prevê mão dupla: professores da Coppe poderão ofertar disciplinas para a graduação no IMPA Tech, e alunos dos cursos de graduação da UFRJ que possuem parceria com a Coppe poderão cursar disciplinas oferecidas pelo IMPA Tech.
“Esta parceria com a Coppe adiciona valor ao projeto do IMPA Tech, não só pela cobertura de temas e matérias de ciência da computação, mas também pelas oportunidades que abrem a nossos estudantes de participarem em projetos conjuntos de natureza tecnológica. Ao mesmo tempo, a Coppe ganha acesso a alguns dos estudantes mais diferenciados do país”, diz Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.
Impacto para as comunidades
A parceria representa ganhos diretos para as duas instituições:
– Para a Coppe: atração de alunos altamente qualificados e com forte base em matemática, programação e raciocínio científico, fortalecendo o caminho para o mestrado e doutorado.
– Para o IMPA Tech: ampliação das oportunidades de formação acadêmica e de pesquisa em engenharia e computação, com acesso à infraestrutura, aos laboratórios e aos docentes da Coppe.
– Para o país: criação de um ambiente colaborativo para formação de talentos capazes de atuar na fronteira do conhecimento e da inovação na área de computação.
O IMPA Tech é o programa de graduação do IMPA — referência mundial em matemática — e seleciona anualmente 100 estudantes, que recebem alojamento estudantil, auxílio alimentação e financeiro. A seleção, inovadora, valoriza sobretudo o desempenho em olimpíadas científicas e as notas em Matemática no Enem.
Cerimônia de assinatura
A assinatura do acordo contará com a presença do diretor-geral do IMPA, professor Marcelo Viana, e da professora Nara Bobko, coordenadora de curso do IMPA Tech.
