Coppe e Ocyan debatem parceria
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Ecossistema de Inovação da COPPE / IA e Transformação Digital / Institucional Coppe / Notícias
Data: 21/09/2023
A Coppe/UFRJ recebeu nesta quinta-feira, 21 de setembro, representantes da Ocyan, empresa que provê soluções de manutenção e produção para a indústria de óleo e gás offshore. A comitiva, liderada pelo vice-presidente executivo de Novas Energias e Soluções, Rodrigo Lemos, foi apresentada à Coppe e seu Ecossistema de Inovação pela diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Ferreira, e pelo diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault.
Durante o encontro, foram discutidas diversas possibilidades de parceria em temas como descomissionamento de estruturas submarinas; uso de Inteligência Artificial; testes de corrosão; possibilidades de inovação em automação, digitalização e soldagem, além de novas frentes de negócios como eólica offshore, hidrogênio verde e captura de carbono.
“Como brasileiro, eu fico muito orgulhoso em ver tanta capacidade reunida em uma instituição de nosso país. Temos uma base de manutenção em Macaé, com 70 mil m², e nossa unidade pode funcionar como um megalaboratório para que os pesquisadores testem em ambiente real o que julgarem necessário”, afirmou Rodrigo Lemos, que propôs a assinatura de um termo de cooperação para formalizar e estimular a parceria entre a Ocyan e a Coppe.
A professora Marysilvia apresentou diversos temas de interesse, separando óleo e gás, sustentabilidade, transição energética e IA e Transformação Digital, como áreas de maior convergência com a atuação da Ocyan.
“Entendemos que precisamos agrupar de maneira diferente nossos conhecimentos e tecnologias, então estamos repensando a estrutura da Coppe de forma mais transversal”, comentou a diretora de Tecnologia e Inovação, mencionando iniciativas da instituição nesse sentido, como o Coppe-IA, hub de Inteligência Artificial coordenado pelo professor Alexandre Evsukoff.
“Temos uma formação acadêmica sólida. Mas, queremos transformar conhecimento em produtos. Queremos que os alunos tenham uma formação para além da pesquisa, queremos formar empreendedores”, explicou a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe.
Participaram da reunião a gerente-executiva de Novas Energias, Luiza Freitas, e o gerente-executivo de Negócios Digitais e Tecnologias,Rodrigo Chamusca, pela Ocyan, e pesquisadores de sete laboratórios da Coppe: Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) e Laboratório de Ondas e Correntes (LOC), apresentados pelos professores Joel Sena Sales Jr. e Antonio Carlos Fernandes, do Programa de Engenharia Oceânica; Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), pela pesquisadora Iane Soares; Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP), pelo professor Paulo Couto; Laboratório de Máquinas Térmicas (LMT), pelo professor Gabriel Lisboa, do Programa de Engenharia Mecânica; Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), professores José Luis Drummond e Alexandre Evsukoff, ambos do Programa de Engenharia Civil (PEC); Laboratório de Corrosão (LabCorr), pela pesquisadora Érica Senatore.
Após a reunião, a equipe da Ocyan visitou quatro laboratórios: LOC, LabOceano, Lamce e LabCorr.
- Baixo Carbono
- offshore
- óleo e gás