Coppe e Porto Maravalley inauguram laboratório para dar suporte tecnológico a startups
Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias
Data: 10/07/2025

A Coppe/UFRJ inaugura no dia 16 de julho, no Porto Maravalley, o LabMaker Casulo — um laboratório voltado ao suporte tecnológico de startups instaladas no local. O espaço será dedicado à modelagem e fabricação de peças específicas em impressoras 3D, com foco em atender demandas pontuais de startups e gerar impacto direto em setores estratégicos da cidade.
A cerimônia de inauguração será às 17h, na Avenida Professor Pereira Reis, 76, Santo Cristo (RJ), com a presença da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, e do CEO do Porto Maravalley, Daniel Barros. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo link https://lu.ma/zqnjiyiy
Ligado ao Centro Avançado em Sustentabilidade, Ecossistemas Locais e Governança (Casulo) da Coppe, o LabMaker marca um novo capítulo no fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade. Coordenado pela professora Amanda Xavier, o laboratório funcionará como um hub de criação colaborativa, com impressoras 3D, recursos de robótica, programação, design e tecnologias emergentes, promovendo a integração entre pesquisadores, empreendedores, startups e gestores públicos.

A proposta é atender a demandas como as de startups de drones, que frequentemente precisam acoplar componentes personalizados, raramente disponíveis no mercado. “Ter o laboratório no mesmo espaço físico dessas empresas é fundamental para agilizar o desenvolvimento de soluções conforme os projetos avançam”, explica Amanda, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe.
O LabMaker já inicia suas atividades com a entrega de três peças modeladas para a empresa Aero Labs. As estruturas funcionam como “mãos de força” para fixar uma gaiola a um drone originalmente usado para pulverização de pesticidas. Com o novo acessório, o equipamento poderá lançar bolas anti-incêndio em áreas de risco.
A equipe do Casulo já acumula experiências relevantes, como o desenvolvimento de uma extrusora de filamento para impressoras 3D a partir da reciclagem de garrafas PET. A solução incluiu uma ferramenta intermediária chamada filetadora, responsável por cortar as garrafas em tiras antes do processo de extrusão.
A criação do LabMaker reforça a missão da Coppe de transformar conhecimento em ação, ciência em soluções e tecnologia em desenvolvimento real para o Rio de Janeiro.
- Drones
- Maker
- Tecnologia