Coppe e Sorbonne promovem workshop sobre calorimetria de altas energias
Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias
Data: 26/09/2023
A Coppe/UFRJ e a Université Sorbonne promovem, nos dias 4 e 5 de outubro, o Workshop on Calorimetry in High-Luminosity Collisions. O evento ocorre no momento em que a Coppe completa 35 anos do início de sua colaboração com o Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e o Brasil está próximo de concretizar sua associação a este que é o mais importante laboratório de física de partículas do mundo.
O workshop tem como tema calorimetria de altas energias (instrumentação, filtragem online, análise offline) e traz a perspectiva de liderança nacional da Coppe em um projeto multidisciplinar de longa duração e de forte impacto cientifico internacional, por meio do Cluster Atlas/Brasil (que além da UFRJ, envolve USP, Uerj, UFBA, UFJF e UFRN). O projeto é coordenado pelo professor José Manoel de Seixas, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe.
A Coppe tem uma longa e bem-sucedida história de cooperação com o Atlas, o maior experimento de detecção de partículas do Large Hadron Collider (LHC), o acelerador de partículas do Cern, com destaque para o sistema de filtragem online, Neuralringer, e para o conjunto de mais de trinta softwares utilizados pelos pesquisadores que atuam em três dos quatro principais experimentos de detecção de partículas do laboratório.
O workshop é coordenado pelo professor Seixas e pelo professor Bertrand Laforge (Sorbonne), conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e integra o calendário de celebração dos 60 anos da Coppe. O evento é híbrido, podendo ser acompanhado presencialmente no auditório da Coppe, na sala G-122 do Centro de Tecnologia, e online via Zoom, https://cern.zoom.us/j/69232699968?pwd=S015Y01kYzh1RzI2emExZFFiTFB6Zz09
Clique em visão detalhada para acessar a programação completa de cada dia https://indico.cern.ch/event/1317644/timetable/#20231005.detailed
Física de altas energias
A física experimental de altas energias estuda os constituintes fundamentais da matéria a partir de experimentos complexos e que contam com a colaboração de diferentes áreas do conhecimento, notadamente Física, Engenharia e Computação. Os experimentos acabam por criar enormes oportunidades de pesquisa colaborativa, multidisciplinar, a qual se desdobra em desenvolvimentos tecnológicos com fortes aspectos de inovação.
Os principais experimentos da área utilizam a colisão de partículas para aprofundar o estudo da matéria. O LHC busca por processos físicos raros (como o bóson de Higgs e as extensões do Modelo Padrão de Partículas e Campos), realizando colisões de prótons a cada 25 nanossegundos. Há quatro experimentos principais no LHC (Atlas, CMS, LHCb e Alice) e o Atlas destaca-se como o maior deles, sendo operado por uma colaboração com mais de três mil pesquisadores provenientes de 42 países.
- Atlas
- Bóson de Higgs
- Calorimetria
- Cern
- Física de Partículas