Coppe e TotalEnergies inauguram SustLabRJ
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Energia / Institucional Coppe / Notícias
Data: 28/08/2024
A Coppe/UFRJ e a TotalEnergies, inauguraram nesta quarta-feira, 28 de agosto, o SustLabRJ, o centro de excelência em pesquisa de projetos para acelerar a transição energética.
Estiveram presentes a diretora de Tecnologia, Isabel Waclawek e uma comitiva da empresa, além do diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Daniel Maia; e o diretor-executivo da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro, Alexandre Fonseca.
Na avaliação da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn,
“Estamos muito felizes em oficializar a nossa presença na Coppe/UFRJ, com o SustLabRJ, um laboratório voltado ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. São 16 projetos, que somam mais de R$60 milhões. Como empresa multienergética, a TotalEnergies olha para o fornecimento de energia a custos mais acessíveis, segurança energética e a sustentabilidade, que são os três pilares fundamentais para o desenvolvimento de toda a sociedade”, destacou Isabel Waclawek, diretora de Tecnologia da TotalEnergies.
“A nossa infraestrutura foi construída, em grande parte, em torno de óleo e gás e toda essa tecnologia que foi desenvolvida para avanços no setor, hoje está sendo aplicada na transição energética. A gente tem trabalhado muito em unir as áreas de conhecimento de forma que a gente possa desenvolver tecnologias completas, trabalhando a transversalidade dos nossos programas acadêmicos, de forma que a gente consiga fazer hubs de conhecimento, como Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono e o Coppe Inteligência Artificial (CoppeIA)”, acrescentou a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Costa.
Os projetos em parceria com a Coppe foram apresentados pelos professores Robson Dias (do Programa de Engenharia Elétrica); João Paulo Bassin; Frederico Kronemberger (ambos do Programa de Engenharia Química); Roberto Schaeffer (Programa de Planejamento Energético); e Luiz Paulo Assad (Programa de Engenharia Civil).
Sobre a TotalEnergies no Brasil
A TotalEnergies atua no Brasil há quase 50 anos, por meio de seis subsidiárias, e hoje emprega maisde 3.500 pessoas em seus segmentos de negócios, nas áreas de Exploração e Produção, gás,energia renovável (solar e eólica), lubrificantes, químicos e distribuição.
O portfólio de Exploração e Produção da TotalEnergies conta atualmente com 11 licenças, das quais4 são operadas. Em 2023, a produção média da Companhia no país foi de 135 mil barris de óleo equivalente por dia.
A TotalEnergies está investindo no crescimento do segmento de energia renovável no Brasil. Em outubro de 2022, a empresa firmou uma parceria com a Casa dos Ventos, principal player de energia renovável do Brasil, para desenvolver em conjunto um portfólio de energia renovável de 12 GW.
A TotalEnergies também atua no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis com uma rede de cerca de 240 postos de abastecimento, além de diversas instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol.
- Descarbonização
- TotalEnergies
- Transição Energética