Coppe e Universidade de Tsinghua renovam cooperação e comemoram 10 anos de Centro China-Brasil
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 03/12/2018
A Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua renovaram por mais quatro anos, até 2022, a parceria entre as duas instituições. A renovação foi firmada na última sexta-feira, 23 de novembro, em Pequim, durante solenidade que marcou a comemoração do 10° aniversário do Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia.
Com a renovação, o escopo da parceria foi ampliada e o Centro China-Brasil abrangerá 12 áreas temáticas: Energias Renováveis; Bioeconomia; Mudanças Climáticas; Florestas e Clima; Planejamento Energético; Cidades Inteligentes; Mobilidade – Veículos Híbridos; Engenharia de Petróleo; Segurança Industrial; Transferência de Tecnologia; Empreendedorismo e Inovação (Startups); e Programas de Treinamento Técnico.
A Coppe foi representada pelo vice-diretor, professor Romildo Toledo; e pelo diretor de Relações Institucionais, professor Luiz Pinguelli Rosa, e a Universidade de Tsinghua pelo seu vice-reitor, professor Yan Bin; pela diretora de Relações Internacionais, professora Meng Bo; e pelo professor Dehua Liu. Os professores Romildo Toledo (Coppe) e Dehua Liu (Tsinghua) permanecem como diretores-executivos do Centro China-Brasil.
Na mesma data foi realizado o 5º Fórum China Latina América de Transferência de Tecnologia e Inovação. Uma comitiva organizada pelo Ministério da Educação (MEC) acompanhou ambos os eventos. Estiveram presentes o secretário-executivo do MEC, Henrique Sartori; o presidente substituto da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho; e representantes de diversas universidades federais e estaduais.
Também participaram das cerimônias o diretor do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Tsinghua, professor Zhao Jinsong; os professores da Coppe Aquilino Senra, Andressa Nicolau e Roberto Schirru, do Programa de Engenharia Nuclear, e a pesquisadora Rejane Rocha, do Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb).
Sobre o Centro China-Brasil
O Centro China-Brasil é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada, em 2008, entre a Coppe/UFRJ, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. O Centro está sediado, desde a inauguração em 2009, na Universidade de Tsinghua, em Pequim, e mantém representações na China e na sede da Coppe, no Rio de Janeiro. Possui um Conselho Executivo formado por representantes dos dois países: pelo Brasil, o Centro é presidido pelo professor Luiz Pinguelli Rosa e pela China pelo professor He Jiankun, e tem como diretores os professores Romildo Toledo, da Coppe, e Liu Dehua, da Universidade de Tsinghua.
Atualmente, o Centro China Brasil desenvolve projetos nas seguintes áreas: produção de biodiesel; sustentabilidade urbana, do qual participam também pesquisadores da Universidade de Virgínia; energia eólica e aquecimento solar térmico; além de projetos de veículos híbridos movidos a hidrogênio e outras fontes.
- Centro China-Brasil