COPPE e Universidade do Amazonas Lançam Curso Pioneiro de Engenharia da Produção

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 14/11/2000

Correndo do prejuízo anunciado, o Estado do Amazonas vem buscando alternativas para garantir outras formas de desenvolvimento regional, independentes dos incentivos fiscais proporcionados pela Zona Franca, cujo prazo de duração se esgota em 2013. No último dia 24 de outubro, o Diretor da COPPE, Segen Estefen, esteve em Manaus assinando um convênio com a Universidade do Amazonas para a implantação do primeiro curso de doutorado em Engenharia de Produção oferecido no estado. O objetivo do curso, que será ministrado por professores de Engenharia de Produção da COPPE, é formar profissionais de alto nível, orientados para o desenvolvimento de pesquisas e estudos que estimulem a criação de novos empreendimentos, aproveitando o know how adquirido nestas últimas décadas pela Zona Franca de Manaus, maior pólo de indústrias eletroeletrônicas da América Latina.

Hoje, o Parque Industrial de Manaus concentra 8% das empresas brasileiras, respondendo por 1,3% do PIB nacional. O pólo eletroeletrônico concentra 42,42% da produção do Distrito Industrial. Este doutorado terá uma característica peculiar que é desenvolver pesquisas e tecnologias para o desenvolvimento da região. Segundo o coordenador acadêmico do curso, o professor da COPPE, Elton Fernandes, a importância desta iniciativa está em concentrar a produção de pesquisas na região. “O que acontece normalmente é que o aluno é obrigado a estudar fora, perdendo assim o vínculo com as demandas da região e não retornando mais porque surgem outras oportunidades de trabalho”, avalia. O curso contou com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).