Coppe entrega Prêmio Mérito Acadêmico no dia 24 de setembro

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 18/09/2012

A Diretoria da Coppe/UFRJ entregará, em 24 de setembro, o Prêmio Coppe Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2011 aos professores Roberto Schaeffer, do Programa de Planejamento Energético (PPE), e Jayme Luiz Szwarcfiter, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc). A cerimônia de premiação será realizada, às 10 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária.

Concedido pela Coppe desde 1998, o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico é entregue aos docentes que se destacam pela produção acadêmica e pela trajetória profissional. Além de estimular a produtividade na instituição, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos docentes no decorrer de sua trajetória acadêmica.

O critério de avaliação para a escolha dos vencedores baseia-se na produtividade dos pesquisadores nos últimos três anos, com destaque para o volume e a qualidade das seguintes contribuições: trabalhos publicados em congressos e em periódicos científicos nacionais e internacionais; o número de citações dos trabalhos na literatura técnico-científica internacional; e o número de dissertações de mestrado e de teses de doutorado orientadas pelos docentes.

Desde a edição de 2004, entregue em maio do ano seguinte, a premiação passou a chamar-se Prêmio Coppe Giulio Massarani – Mérito Acadêmico, como homenagem a um dos fundadores da Coppe, o professor Massarani, falecido em setembro de 2004. Nascido em Roma, em 1937, Giulio Massarani foi graduado em Engenharia Química e Química Industrial pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil. Foi um dos primeiros professores do Brasil a obter o título de mestre.

Saiba mais sobre a trajetória pessoal e profissional dos professores premiados acessando os links abaixo (seção Perfil do Planeta Coppe):

Roberto Schaeffer

Jayme Szwarcfiter