COPPE escolhe sua nova diretoria
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 06/06/2007
A COPPE acaba de escolher seu novo diretor, Luiz Pinguelli Rosa, e vice-diretor, Aquilino Senra, que tomam posse no próximo mês de julho, após a homologação do Conselho Deliberativo, dia 19 de junho, e nomeação do Reitor da UFRJ.
Eleitos por docentes, alunos e técnicos-administrativos da COPPE, por meio de consulta à comunidade realizada dias 4 e 5 de junho, os professores Luiz Pinguelli Rosa, do Programa de Planejamento Energético, e Aquilino Senra, do Programa de Engenharia Nuclear, estarão à frente da direção da COPPE de julho de 2007 a julho de 2011.
Do total de 625 eleitores que compareceram às urnas, os professores obtiveram, em média, 82% de votos dos docentes e técnicos administrativos e 91% dos votos de alunos. Confira na tabela abaixo o resultado final da eleição com dados fornecidos pela Comissão eleitoral da COPPE.
No ano passado, ao entregar a placa do Prêmio COPPE Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2005 ao professor Pinguelli, Aquilino Senra, seu ex-aluno de mestrado, já mostrava o bom entrosamento da dupla: “A história do Pinguelli é conhecida. Convivo com ele há três décadas”,afirmou Aquilino, destacando o papel de Pinguelli como educador. “Nas aulas, ele conseguia transformar coisas áridas em músicas para meus ouvidos. Ainda hoje, conversando com os seus alunos, hoje, constato que eles têm a mesma impressão”. Ressaltando a capacidade do professor em aliar pesquisa científica e compromisso social e sua coragem para lutar pelo que acredita, Aquilino citou a pesquisa feita por Pinguelli que resultou na revelação de uma instalação construida pelos militares, na Serra do Cachimbo, para realizar testes de bombas nucleares. A pesquisa, publicada em revista científica, ainda no período militar, rendeu a Pinguelli uma premiação do Forum Award da Sociedade Americana de Física, concedida em 1992.