COPPE Firma Convênio com um dos Maiores Centros de Excelência do Mundo em Geologia para Exploração de Petróleo
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 04/08/2000
No último dia 7 de agosto, o Diretor da COPPE, Segen Estefen, e o Diretor do Bureau of Economic Geology, da Universidade do Texas, Scott W. Tinker, assinaram um convênio entre as duas instituições. Inaugurado em 1909, o Bureau do Texas é um dos mais tradicionais e importantes centros de excelência do mundo na área de geologia para exploração de petróleo.
Também estará presente a cerimônia uma das maiores especialistas em geologia, o Dr. William Fisher, ex-secretário de energia dos Estados Unidos. Fisher é um renomado estudioso de bacias sedimentares , principalmente das bacias localizadas no continente americano. A Bacia de Santos e do noroeste brasileiro já foram alvo das pesquisas do geólogo americano, que há mais de 30 anos é consultor do governo americano para assuntos referentes a exploração de petróleo. O convênio tem como objetivo promover um intercâmbio acadêmico e tecnológico entre as duas instituições.
A COPPE e o Bureau da Universidade do Texas serão parceiros em projetos para exploração de bacias sedimentares brasileiras que serão apresentados à ANP. O principal interesse do Bureau nesta parceria é obter da COPPE a transferência de tecnologia já desenvolvida pela instituição para otimizar o rendimento na exploração dos campos de petróleo. Segundo o pesquisador da COPPE, Giuseppe Bococcoli, a maioria dos poços de petróleo nos EUA se encontram no limite da capacidade técnica de exploração. Denominados “maduros, estes poços só tiveram 30% de sua capacidade de óleo explorada. Ainda hoje são precárias as condições técnicas para tornar viável economicamente a exploração de 70% do óleo restante. Mas há alguns anos pesquisadores da COPPE vêm desenvolvendo, com relativo sucesso, pesquisas no sentido de otimizar a exploração através de simulações computacionais.