COPPE firma convênio com um dos maiores Centros de Pesquisa do mundo para desenvolver ensino e pesquisas
Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias
Data: 03/06/2005
A COPPE/UFRJ firmou um acordo de colaboração com o Information Technology Services Qualification Center, da Carnegie Mellon University (ITSQC/CMU). Através desse acordo, o Programa de Engenharia de Produção da COPPE, por meio de seu Grupo de Produção Integrada, desenvolveu disciplinas específicas sobre gestão de serviços habilitados por Tecnologia da Informação, com base no modelo eSourcing Capability Model (eSCM), que já começaram a ser ministradas em sua pós-graduação. Desenvolvido no ITSQC, o eSCM é uma ferramenta que permite a um provedor de serviços ou um cliente aumentar sua capacitação para entregar ou receber o que foi acordado.
O professor Adriano Proença explica que o eSCM foi elaborado para que as empresas pudessem melhorar suas práticas, passando a ter um bom desempenho na prestação e aquisição de serviços, e melhoria de seus processos. “No momento o ITSQC está desenvolvendo o eSCM-CL, modelo voltado para os clientes. Através dele a empresa poderá obter as melhores práticas para definir uma estratégia de terceirização, o chamado out e in, e ainda selecionar seu provedor de serviços, podendo geri-lo durante sua atuação”, diz o professor. “Há também o eSCM-SP que está sendo desenvolvido de forma específica para atender às necessidades das instituições quanto a avaliação da capacitação de prestação de serviços suportados por Tecnologia de Informação (TI), incluindo as relações inter (outsourcing) e intra-corporativas (in-sourcing)”.
Adriano diz que a COPPE está dando início às pesquisas sobre o tema, por meio de incentivo às dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de já começar a acompanhar em campo o desempenho da aplicação da metodologia do eSCM nas empresas nacionais e nas subsidiárias de empresas transnacionais. Outro desdobramento do convênio firmado pela equipe da COPPE e CMU é a criação de um curso de pós-graduação lato-sensu em Gestão Estratégia de Serviços de TI e habilitados por TI.
Durante o mês de junho está sendo realizada uma avaliação piloto no eSCM em funcionamento dentro da DBA Engenharia de Sistemas, com a participação de quatro pesquisadores da COPPE e da diretora do ITSQC/CMU, Dra. Jane Siegel. Ela, que está pela 1ª vez no Brasil, como membro da equipe de avaliação, está acompanhada por Mark Paulk, team member do ITSQC e autor principal do modelo SW-CMM. Até hoje, este piloto só foi feito em 16 empresas no mundo é o primeiro na América do Sul. A duração da avaliação na instituição brasileira é de duas semanas.
Entre os meses de junho e agosto serão ministrados, pela primeira vez no Brasil, o Curso de Introdução ao eSCM, em português. Estão previstas três turmas, sendo uma no Rio de Janeiro, outra em São Paulo e a terceira em Brasília.
Oriundo do Software Engineering Institute, o ITSQC é um dos centros de estudos do Carnegie Mellon School of Computer Science. Sua maior missão é lidar com a crescente demanda por modelos de Capability e métodos de qualificação para organizações envolvidas com a Internet economy. Adriano explica que o Modelo de Capability foi desenvolvido para possibilitar às organizações ampliarem seu valor e aprimorarem seu modo de operação e gestão, com o intuito de prover serviços de qualidade crescente no âmbito da internet economy.