Coppe-Idea promove II Ciclo de Diálogos

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 05/12/2013

Como quebrar as barreiras de comunicação entre os laboratórios da Coppe/UFRJ e catalizar todo o seu movimento empreendedor e potencial transformador? É essa a questão que direcionará o II Ciclo de Diálogos “Parceria entre laboratórios – Quebrando barreiras e catalisando inovação”, que o Coppe-Idea promove em parceira com o Sebrae no dia 09 de dezembro, às 14 horas, no Auditório G-122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Com a realização do II Ciclo de Diálogos, seus organizadores pretendem discutir as barreiras que existem entre os laboratórios da Coppe, a falta de conhecimento de um sobre o outro, as consequências desta distância e formas de melhorar o cenário. São esperados alunos de pós-graduação, professores e técnicos atuantes nos laboratórios da Coppe. A participação é gratuita, sujeita à lotação de 92 pessoas do auditório.

Transmissão de conhecimento

Criado no âmbito da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe, o Idea surgiu com o objetivo de formar um grupo especializado em formatar empreendimentos de base tecnológica. A iniciativa partiu do pressuposto de que um grande desafio do Brasil hoje é justamente aumentar o número de micro e pequenas empresas de base tecnológica, consideradas como as mais aptas a inovar.

Em 28 de maio de 2013, o Coppe-Idea realizou o I Ciclo de Diálogos com o tema “Da Tese à Patente”. O evento apresentou aos participantes uma série de apresentações e discussões sobre as formas de transmissão de conhecimento da universidade para o mercado, com enfoque na abordagem de inovação e patentes.

Leia mais sobre o I Ciclo de Diálogos Coppe-Idea.

14h – Abertura do Ciclo de Diálogos – Tema: “Parceria entre Laboratórios”

14h30 – “Quebrando as Barreiras” – Mesa redonda com representantes da Coppe sobre as razões da existência das barreiras, os males causados por elas e discussão sobre oportunidade de solução do problema.

15h30 – “Catalizando a Inovação” – Apresentação de casos de sucesso de empresas spin-offs que surgiram a partir da parceira entre profissionais de diferentes laboratórios e debate sobre o tema.