COPPE Inaugura Centro de Treinamento em Parceria com a Wolfram Research

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 21/03/2000

A COPPE e a Wolfram Research Inc. assinaram um convênio no último dia 29 de março e inauguraram o Centro Técnico de Mathematica. Trata-se do segundo centro de treinamento da Wolfram em parceria com uma universidade no mundo. O primeiro fica em Berkeley, nos Estados Unidos. A empresa americana, com filial no Japão e na Inglaterra, desenvolveu o software Mathematica, usado por acadêmicos, cientistas, engenheiros e profissionais do mercado financeiro no mundo inteiro, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias.


O Centro de Técnico começa a funcionar no Laboratório de Transmissão e Tecnologia de Calor da COPPE. Coordenado pelo Professor Renato Cotta, o centro está capacitado para formar até 50 profissionais simultaneamente. A Wolfram forneceu um pacote com o “Mathematica” e mais 30 softwares adicionais. Os cursos que serão oferecidos iniciam na segunda quinzena de abril. Os professores já possuem oito módulos prontos voltados para diferentes áreas. As inscrições estão abertas e os interessados podem obter mais informações pelo telefone 280-7043, 560-8832, ramal 412, ou através da homepage.

A crescente demanda do mercado por profissionais qualificados para a utilização deste tipo de software, que possui aplicações em inúmeros setores, da física à economia, foi a principal motivação da COPPE para montar o centro. O Mathematica é executado como o windows, tendo 1,8 mil operações embutidas. A principal função do software é realizar cálculos matemáticos, abordando as áreas numérica, gráfica e analítica. A COPPE já utiliza o sistema em suas pesquisas desde o seu lançamento, em 1988, e seus professores já deram cursos de treinamento para várias empresas e instituições, como a Petrobrás e o Ministério da Marinha. Segundo o Coordenador do projeto e professor da COPPE, Renato Cotta, esta demanda deve-se, principalmente, às múltiplas aplicações e às facilidades proporcionadas pelo software. “Uma delas é que este interpreta letras analíticas e fornece o resultado final numérico, ou seja, quem faz o cálculo é o software”. Uma vantagem indiscutível para os profissionais da maioria dos setores que a cada dia se deparam com problemas mais complexos e possuem menos tempo para dar conta dos trabalhos que desenvolvem no dia-a-dia” – explica o professor.