COPPE inaugura novo servidor do NACAD
Planeta COPPE / NACAD / Notícias
Data: 17/06/2005
O Núcleo de Atendimento em Computação de Alto Desempenho (NACAD) da COPPE inaugura novo servidor: o SGI (Silicon Graphics) Altix 350. Com 16 processadores, 32GB de memória e velocidade de 80 mil milhões (Giga) de operações por segundo, a nova máquina tem como principal vantagem a versatilidade. Ao permitir a operação em diferentes modos de programação, o servidor oferece aos pesquisadores uma gama maior de possibilidades para rodar pesquisas e projetos de alta complexidade. Até o final do ano, com os recursos do Sistema Nacional de Computação de Alto Desempenho (SINAPAD),o novo computador contará com 80 processadores em funcionamento.
Equipado com os mesmos componentes do supercomputador Columbia da NASA, o Altix tem como característica a ‘escalabilidade’. O servidor pode comportar até 512 processadores em um mesmo sistema operacional e com memória total compartilhada. “Capaz de operar tanto no modo OpenMP, memória compartilhada, quanto em MPI, memória distribuída, o Altix oferece um número maior de alternativas ao usuário”, explica o coordenador do NACAD, professor Álvaro Coutinho. Baseado no processador Itanium2 de 64 bits, o Altix possui o mais moderno processador da Intel disponível no mercado.
Para o gerente comercial da Silicon Graphics, Joaquim Merino, a receita de sucesso da relação entre SGI e COPPE está no desenvolvimento de computação de alto desempenho para a área científico-tecnológica. “Trabalhamos com soluções para um cliente muito específico que são os centros de pesquisas e as universidades”, afirma. Merino acrescenta que a parceria firmada entre SGI e Intel, que conta com arquitetura NUMAflex e novo sistema de processadores, conferem à máquina maior capacidade de upgrade a um custo muito menor. “Uma das principais vantagens é a possibilidade de ampliação do poder computacional de acordo com as necessidades do laboratório, sem a necessidade, por exemplo, de troca do sistema operacional”, explica.
Segundo o diretor acadêmico da COPPE, Fernando Rochinha, a nova máquina marca ampliação do parque computacional do NACAD. “Aumentaremos significativamente nossa capacidade em modelagem e simulação computacional”, afirma. Com o novo servidor, o NACAD mantém a tradição no suporte a pesquisas e projetos que exigem cálculos complexos e grande transferência de dados e imagens. Um dos mais importantes centros de computação de alto desempenho do Brasil, o NACAD já disponibilizou seus equipamentos para mais de 600 pesquisas e projetos desenvolvidos nos diversos Programas da COPPE, da UFRJ e em instituições de vários estados do país.
Na COPPE os pesquisadores do NACAD atuam em diversos projetos e os recursos computacionais são disponibilizados para a COPPE e outras instituições, no âmbito do SINAPAD. Entre os projetos em curso estão: Avaliação do Impacto de Geração Distribuída em Sistemas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Capacitação em Computação de Alto Desempenho em Clusters para Aplicações em Engenharia; Ambiente Computacional para Ensino em Modelagem de Sistemas Petrolíferos; Mapeamento e Análise Quantitativa dos Sistemas Petrolíferos das Bacias de Jequitinhonha e Jacuípe; Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial na Análise e Interpretação de Dados Geoquímicos e Geológicos como Suporte para Decisões em E&P; Ambiente Computacional Integrado de Análise, Simulação e Visualização de Bacias Sedimentares e Sistemas Petrolíferos em Águas Profundas; Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Interfaces Humano-Computador para a Amazônia – LABCOG; ‘Dinâmica de discordâncias em materiais submetidas a carregamentos cíclicos’. Mais informações sobre o NACAD.