COPPE instala novos supercomputadores
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / NACAD / Notícias
Data: 07/04/2003
A COPPE acaba de instalar os novos supercomputadores do Núcleo de Atendimento em Computação de Alto Desempenho (NACAD), o Itautec Infoserver e o Cray SV1. Este último é atualmente um dos supercomputadores mais potentes em uso no país. Com 16 Gigabytes de memória e 12 processadores, o Cray é capaz de resolver rapidamente problemas que exigem grande velocidade de processamento. Um dos mais importantes centros de computação de alto desempenho do Brasil, o NACAD já disponibilizou seus equipamentos para mais de 600 pesquisas e projetos desenvolvidos nos diversos Programas da COPPE, da UFRJ e em instituições de vários estados como a USP, PUC-RJ, Observatório Nacional, LNCC, Centro Técnico Aeroespacial, entre outras.
Fruto de um convênio entre a FINEP e a COPPE, no valor de R$ 1,8 milhões, o projeto incluiu a atualização dos equipamentos de computação de alto desempenho da instituição. O Cray por fora parece o mesmo, mas por dentro a máquina está totalmente reformulada, tendo sido mantido o gabinete da antiga máquina, o Cray J90. Segundo o coordenador do NACAD, professor Alvaro Coutinho, com esse ‘upgrade’ a máquina ficou cerca de 50 vezes mais rápida. “Para se ter uma idéia, só um processador do novo supercomputador Cray equivale à velocidade de toda máquina anterior. Com isso poderemos contribuir com pesquisas e projetos de tecnologia avançada, que envolvem a resolução de modelos matemáticos complexos”, destaca. Na COPPE para fazer os últimos ajustes no Cray SV1, o gerente de tecnologia da Cray no Brasil, Luís Felipe Popovics, destacou a importância deste tipo de parceria. “A Universidade é vital para a concepção e avaliação dos novos equipamentos da empresa.”
Lançado ano passado na Comdex, uma das principais feiras de tecnologia do país, o Itautec Infoserver é um dos mais modernos clusters de PC’s produzidos no Brasil. Mais um equipamento a se integrar à estrutura do NACAD, o supercomputador é um ingrediente importante no desenvolvimento de novas aplicações na área de banco de dados e data mining, no Projeto ClusterMiner, sob a coordenação de professores do Programa de Sistemas e Computação e Engenharia Civil da COPPE. Além disso, o Itautec Infoserver está sendo utilizado em aplicações nas áreas de petróleo, meteorologia e computação, com a participação de pesquisadores dos Programas de Engenharia Elétrica, Civil, Sistemas e Computação da COPPE, além do Instituto de Engenharia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear e do Departamento de Meteorologia da UFRJ.
O coordenador de Tecnologia da Informação da Finep, Paulo Roberto Tosta, destaca como principal qualidade do NACAD a contribuição para solução de problemas nacionais. “O NACAD tem um importante papel no desenvolvimento e integração de pesquisas realizadas no país, colaborando decisivamente em projetos de instituições da região Norte e Nordeste”, ressalta. A contribuição em pesquisas na área de petróleo também é outra marca. Na COPPE, os supercomputadores auxiliam projetos como modelagem de bacias sedimentares para exploração de petróleo, modelagem para detectar manchas de óleo no mar, simulações sísmicas, estabilização de poços, simulação tridimensional de reservatórios, entre outros.