Coppe lança Centro Virtual de Soluções de Baixo Carbono
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Notícias
Data: 15/06/2023
A Coppe/UFRJ lançou nesta quinta-feira, 15 de junho, o Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, com o objetivo de envolver a comunidade científica da Coppe, em parceria com o poder público e a iniciativa privada, em busca de soluções para a descarbonização da economia. Neste âmbito, foram destacadas duas iniciativas: a plataforma digital BxC, de soluções de baixo carbono, para permitir uma integração rápida e eficiente entre as empresas, as instituições e os especialistas da Coppe; e cursos de ensino a distância (EAD) sobre soluções de baixo carbono, que terão dois módulos iniciais com início já em agosto.
O diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, destacou a importância do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Fundação de Amparo à Pesquisa do (Faperj), para a criação do Centro Virtual de Soluções Tecnológicas. “Temos o prazer de anunciar o Centro, é um tema de grande interesse da sociedade, um tema global. A Coppe lidera uma ação que, certamente, transbordará suas fronteiras, para toda a UFRJ, para que a gente busque descarbonizar os vários segmentos industriais, visando à transição energética. São desafios enormes que precisamos superar em um intervalo de tempo curto”, avaliou professor Romildo.
“O Centro funcionará dando visibilidade às diversas competências que temos na Coppe. Teremos em nossa plataforma todos os nossos laboratórios. Temos cerca de 60 mil m² de infraestrutura laboratorial, e esse capital humano de mais de 300 professores e 700 pesquisadores, 300 pós-doutores, mais de dois mil mestres e doutores em formação, está à disposição para ajudar a solucionar a problemática da descarbonização”, completou.
A vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, à frente do projeto, destacou que a ideia vinha sendo pensada há tempo pela diretoria. “O mundo passa por muitas transformações, energética, digital, cultural, comportamental, e o fluxo de investimentos tem migrado e, com ele, o foco da pesquisa e desenvolvimento. Há tempos temos refletido como a academia pode servir melhor à sociedade e as empresas incorporarem a tecnologia que é desenvolvida aqui na universidade”, pontuou.
Os lançamentos foram feitos durante o debate “Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono: competências e visão de futuro”, com moderação da professora Suzana Kahn e participação do presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa, do CEO da Petrogal Brasil, Daniel Elias, do diretor-presidente da Enauta, Décio Oddone, do diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim, do diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie Brasil, Gil Maranhão Neto, e do secretário executivo da ABESPetro, Telmo Ghiorzi. Todos os executivos presentes foram unânimes em destacar a importância de buscar soluções de baixo carbono como parte de uma agenda responsável de transição energética.
Antes do debate, foi feita uma apresentação dos 60 anos da Coppe, em que foi lançado um vídeo sobre a história da instituição. Deste momento, participaram a secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, e o superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Mauricio Guedes. Este foi o segundo evento da série “Agenda Coppe e Sociedade”, que faz parte das comemorações dos 60 anos de atividades da instituição.
*Planeta Coppe Notícias trará, na sexta-feira, dia 16, matéria com o detalhamento do debate “Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono: competências e visão de futuro” e do projeto do Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono.
- Baixo Carbono