Coppe lança coleção de vídeos para aprimorar formação de jovens

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 17/08/2012

Pesquisadores da Coppe/UFRJ lançam, na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, às 14h30, uma série de 24 vídeos voltados para a formação de alunos, professores e gestores que atuam no Programa Projovem Urbano, do governo federal. Composta por 23 vídeos de diferentes Arcos Ocupacionais e um de Formação Técnica Geral, a série tem como objetivo complementar o material didático adequando conteúdos técnicos a uma linguagem mais próxima do público jovem. O lançamento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, bloco 1, Cidade Universitária. No final do evento, às 17 horas, será promovido um debate sobre os desafios da qualificação profissional no Brasil.

A abertura do evento contará com a participação do secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcelo Aguiar; da diretora de Políticas de Educação para a Juventude do Ministério da Educação (MEC), Cláudia Guimarães Veloso, do reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi; do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; do coordenador do LT&F da Coppe, Fábio Zamberlan; e Pedro Prata, representante da Secretaria Nacional da Juventude. Confira abaixo a programação.

O conteúdo dos vídeos foi elaborado pela equipe do Laboratório Trabalho & Formação (LT&F) da Coppe. “O objetivo é despertar o interesse de jovens que não estão cursando o ensino tradicional, e colaborar para a formação de um maior número de alunos que iniciam o curso. Também pretende contribuir para a redução da alta taxa de evasão que persistem nos programas de educação de jovens e adultos do país”, explica o professor Fabio Zamberlan, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, e coordenador do laboratório.

O projeto tem como proposta atender a jovens, na faixa entre 18 e 29 anos de idade, ou seja, cerca de 10 milhões de pessoas que não possuem o ensino fundamental completo. “Isso equivale a 200 maracanãs lotados de jovens praticamente condenados a passar mais 30 ou 40 anos de sua vida sem um emprego formal, ou mesmo atuando em trabalhos precários, com baixa qualificação profissional. Nosso desafio é inovar em tecnologias sociais contextualizadas que revertam o ciclo perverso da exclusão desse enorme contingente de brasileiros”, enfatiza Fabio Zamberlan.

Sobre os vídeos

A nova coleção tem a mesma divisão de conteúdo dos livros impressos já adotados no Programa. Cada um dos 23 vídeos, de cerca de 30 minutos, contém explicações do pesquisador responsável pelo Arco Ocupacional, com conteúdo e observações de especialistas que atuam nos segmentos abordados. A coleção, também inclui um média metragem, com roteiro baseado em fatos reais. O enredo gira em torno de um jovem em busca de trabalho que não concluiu o ciclo educacional básico e sonha com uma profissão.

Segundo o professor da Coppe, o interesse dos alunos deve ser despertado desde o início do Programa, ou seja, na Formação Técnica Geral, que agora também passa a contar com o apoio de um vídeo específico, com duração de 60 minutos, considerado como um material didático de acolhimento. Após esse período inicial, os alunos passam a ter, durante nove meses, aulas teóricas e práticas voltadas para as quatro ocupações escolhidas do Arco Ocupacional, para depois cumprirem o trimestre final de formação com a Formação Técnica Geral.

A equipe do LT&F também atua na formação de gestores e formadores do Programa ao longo dos 18 meses do curso. “O princípio da metodologia desenvolvida pelo LT&F da Coppe é conciliar aprendizagem prática e teórica, levando em conta a realidade do aluno. O nosso objetivo é transmitir o conhecimento de forma a enriquecer a formação geral desse aluno e o seu entendimento da importância do trabalho na sociedade.”, conclui o professor da Coppe.

Lançado pelo Governo Federal, em 2005, o Projovem como um todo já formou 310 mil alunos no ensino fundamental e os preparou para a inserção no mercado de trabalho formal ou em projetos de geração de emprego e renda. Deste total de jovens, 203 mil se formaram no formato urbano, que entrou em vigor no ano de 2008. A metodologia e o material didático desenvolvidos pela Coppe, que ainda inclui um site e um programa computacional para atendimento online, são utilizados por toda a estrutura do Programa que envolve 600 educadores, distribuídos em 122 municípios, 17 estados e o Distrito Federal.

Confira a programação do evento:

14:30 – Abertura

Reitor da UFRJ – Prof. Carlos Levi
Diretor da Coppe/UFRJ) – Prof. Luiz Pinguelli Rosa
Secretário de Políticas Públicas de Emprego (SPPS/MTE) – Marcelo Aguiar
Representante da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/SG-PR) – Pedro Prata
Diretora de Políticas de Educação para a Juventude da SECADI/MEC – Profª Cláudia Guimarães Veloso
Coordenador do LT&F da Coppe/UFRJ – Prof. Fabio Zamberlan

16:00 – Mesa de debate sobre o vídeo FTG

Mediador: Gabriella Dias

Coordenador do LT&F da Coppe/UFRJ, roteirista, diretor geral – Prof. Fabio Zamberlan
Assistente de direção e produção – Cássio Alan Maduro
Atriz – Bianca Barboza
Ator, protagonista do vídeo e ex-aluno do Projovem – Fabio Souza
Artista Plástico entrevistado no vídeo – Sr. Deneir

17:00 – Debate Os desafios da qualificação profissional no Brasil

Mediador: Prof. Jairo Dutra

Coordenador do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ – Prof. Samuel Jurkiewicz
Diretora de Políticas de Educação para a Juventude (DPEJ/SECADI/MEC) – Profª Cláudia Guimarães Veloso
Coordenador do LT&F da Coppe/UFRJ, roteirista, diretor geral – Prof. Fabio Zamberlan
Professora do IFCS/UFRJ Regina Novaes – Antropóloga com mais de 30 anos dedicados a política e juventude