Coppe participa da 70ª reunião da SBPC
Planeta COPPE / Notícias
Data: 18/07/2018
Na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 22 a 28 de julho, a Coppe/UFRJ disponibilizará ao público uma visita virtual ao Atlas. Trata-se de um experimento de detecção de partículas instalado no maior laboratório de física de partículas do mundo: o Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), cuja principal missão é investigar a origem do universo. Concebido e desenvolvido com a contribuição de pesquisadores da Coppe, o Atlas teve um importante papel na descoberta do bóson de Higgs – a chamada “partícula de Deus”.
Sob a coordenação do professor da Coppe, José Manoel de Seixas, na próxima segunda-feira, dia 23, às 15h, pela primeira vez em uma reunião da SBPC será promovida, por intermédio do Espaço Coppe Miguel de Simoni, uma visita virtual ao experimento. Seixas é o coordenador da equipe brasileira no Atlas, o maior detector de partículas que atua no maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), com 27 km de extensão.
A Coppe também é responsável por 90% dos sistemas de engenharia de software que dão apoio à coordenação técnica do Atlas, rastreando os equipamentos que passam por manutenção, inclusive aqueles que estiveram expostos à radioatividade. Os sistemas também acessam as informações dos milhões de componentes do Atlas, otimizando o processo de trabalho e alocando recursos técnicos e humanos de maneira eficaz.
O professor realizará uma videoconferência, com o pesquisador Denis Damásio, formado pela Coppe, no Atlas Visitor Center, na qual detalhes científicos e tecnológicos serão discutidos e a audiência poderá fazer perguntas ao professor da Coppe e ao pesquisador lotado no Cern. A apresentação “Estrutura da matéria e Big Bang: Uma visita virtual ao experimento Atlas” faz parte da programação “Diálogos com o MCTIC”, que terá lugar no Pavilhão da ExpoT&C.
Tecnologias da Coppe, em demonstrações abertas ao público
Ao longo de toda a semana, das 9 às 17h, a equipe do Espaço Coppe promoverá oficinas, abertas ao público, relacionadas às tecnologias desenvolvidas na Coppe ou ao biênio da Matemática, na tenda da SBPC Jovem. Os monitores do Espaço Coppe, Leandro Nery Nunes, Erick de Souza e Rodolfo Costa, realizarão oficinas de exibição de experimentos prontos e de montagem, nas quais os participantes podem montar os experimentos com o auxílio dos monitores e até mesmo levar estes experimentos posteriormente para casa.
Nas oficinas o público terá a oportunidade de conhecer a “Levitação Supercondutora”, uma tecnologia aplicada ao Maglev-Cobra, o trem da Coppe que levita sobre trilhos e já se encontra em funcionamento na Cidade Universitária da UFRJ, no Rio de Janeiro. Os visitantes também poderão participar de uma atividade que mostrará como funciona o Estacionamento Solar da Coppe, a partir de um motor eletromagnético acoplado a uma placa fotovoltaica. Haverá ainda oficinas de robótica com informações sobre Luma, o primeiro robô brasileiro a mergulhar nas águas da Antártica. Desenvolvido por pesquisadores da Coppe, Luma enfrentou com sucesso em 2007 profundidades de até 500m para apoiar pesquisadores brasileiros no objetivo de mapear a biodiversidade marinha nas águas profundas da baía do Almirantado, na Ilha Rei George.
A programação do Espaço Coppe na SBPC também inclui jogos eletrônicos; oficina de fotofone, em que os monitores do Espaço Coppe mostrarão a capacidade da luz na transmissão de sinais, ilustrando a importância da fibra ótica nas telecomunicações com pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF) da Coppe; dentre outras.
Ciência, Responsabilidade Social e Soberania é o tema da 70ª Reunião da SBPC, que este ano será realizada na Universidade Federal de Alagoas. Confira a programação completa no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/
- SBPC