Coppe participa do Festival da Ciência da Prefeitura do Rio

Planeta COPPE

Data: 18/10/2023

A Coppe/UFRJ está presente na programação do primeiro Festival da Ciência promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Com o objetivo de estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico da sociedade, o evento será realizado em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em celebração à 20º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nos dias 19 e 20 de outubro, na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro.

Sob o tema central “A Ciência diante de grandes desafios”, a diretora da Coppe, Suzana Kahn estará no talk show mediado por Gregório Duvivier, no dia 20, às 16h30, abordando “Mudanças Climáticas e Transição energética”. Também participarão o professor do Instituto de Física da UFRJ Ildeu de Castro (sobre “A Ciência Brasileira e o Desenvolvimento”), o professor de neurociências da UFRN Sidarta Ribeiro (sobre “Desigualdades Sociais”) e a professora de matemática da Escola Sesi Tamires da Purificação (sobre “Educação Científica”).

A Coppe promoverá três exposições interativas no estande da UFRJ, também no dia 20:

– de 10h as 11h30: “Videogames na instrumentação biomédica” e “Máquinas geram imagens, máquinas geram textos: e agora?”, do professor do Programa de Engenharia Biomédica, Frederico Caetano Jandre;

– de 13h as 17h: “Desafio Solar Brasil”, do professor do Programa de Engenharia Elétrica, Walter Suemitsu.

No mesmo dia, o Espaço Coppe ministrará a oficina “Fazendo Ciência com a Coppe”, de 13h as 17h. Os estudantes participantes poderão aprender conceitos básicos de eletricidade e sua importância para o cotidiano.

Gratuito, o festival contará com a participação de mais de 20 instituições de ensino e pesquisa e com atrações como Carrossel de Emoções, Teresa Cristina, Jards Macalé, Zélia Duncan, Ana Costa, Enzo Belmonte, Pedro Miranda e DJ Sapucaia. O encerramento do evento terá a participação da Bateria da Mangueira, que apresentará um repertório de sambas ligados a temas científicos.