Coppe pleiteia à Capes a retomada da avaliação quadrienal

Planeta COPPE / Notícias

Data: 29/09/2021

A Coppe/UFRJ juntou-se, nesta segunda-feira, 27 de setembro, às entidades representativas da ciência brasileira, no pleito para que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) retome a sua avaliação para o quadriênio 2017-2020.

De acordo com o ofício enviado pela Coppe, o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) constitui uma das mais bem-sucedidas políticas de Estado e o processo de avaliação é um de seus principais instrumentos, assegurando padrão de qualidade e desempenho internacionalmente reconhecidos, “sendo certo que interferências mandatórias externas ferem seus pressupostos de autonomia”. A Coppe enfatiza que a discussão entre pares conduz a critérios que asseguram a legitimidade do processo de avaliação dos Programas de Pós-graduação.

“Entendemos que não há razão para interromper o sério e árduo trabalho que vem sendo realizado na preparação do processo de avaliação, principalmente considerando-se a excepcionalidade das condições que nos anos recentes afetaram financiamento e o funcionamento de muitos Programas, cujos indicadores de desempenho necessitarão de tempo, esforço e recursos para serem recuperados. A anunciada interrupção do contínuo processo de avaliação causou frustrações e apreensão na comunidade, e a permanência de indefinições será desalentadora para todos os integrantes do SNPG”.

  • Capes