Coppe premiará vencedores do concurso Viva a Ilha do Fundão

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 31/03/2014

A cerimônia de premiação dos autores das 12 fotos vencedoras do concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão será realizada dia 19 de maio, às 15 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária. Após a cerimônia, será inaugurada uma exposição com as fotos vencedoras e finalistas, no hall de entrada do mesmo prédio.

Fotógrafos profissionais e amadores abraçaram o desafio e fizeram do concurso promovido pela Coppe um grande sucesso. Com 628 candidatos e 755 imagens postadas, o concurso atraiu internautas, dentro e fora da Ilha, contabilizando mais de 11 mil votos por parte do júri popular.

A proposta do concurso, que faz parte das comemorações dos 50 anos da Coppe, foi revelar, por meio de múltiplos olhares, os recantos, as curiosidades e a realidade dessa Ilha carioca, ainda pouco conhecida pelos moradores do Rio de Janeiro, e na qual transitam diariamente cerca de 90 mil pessoas. Foram dois meses e meio de inúmeros cliques em busca dos melhores ângulos para retratar a Ilha do Fundão, sua natureza, arquitetura e frequentadores do campus.

Da esquerda para a direita a comissão julgadora composta por Príamo Melo, Fernanda Metello, Joana Mazza, Dante Gastaldoni, Custódio Coimbra e Danielle Martins

Idealizado e organizado pela Assessoria de Comunicação da Coppe, o concurso contou com uma comissão julgadora composta de profissionais diversos: o fotógrafo Custódio Coimbra, do jornal O Globo; o jornalista Dante Gastaldoni, professor da Escola de Comunicação da UFRJ; o artista plástico Cezar Bartholomeu; e professor da Escola de Belas Artes da UFRJ; a fotógrafa Joana Mazza, curadora assistente do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC); a designer gráfica Danielle Martins, da Traço Design; e a arquiteta e artista plástica Fernanda Metello, arquiteta da Coppe e artista plástica.

Presidida pelo engenheiro e fotógrafo Príamo Melo, professor do Programa de Engenharia Química da Coppe e do Ateliê da Imagem, a comissão elegeu as melhores imagens em três categorias: Ciência e Tecnologia, Natureza e Arquitetura e Vida no Campus, de acordo com critérios como adequação à temática do concurso, qualidade técnica, criatividade e originalidade.

O concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão e os demais eventos comemorativos dos 50 anos da Coppe contam com o patrocínio de Itaipu Binacional, Braskem, GE, Halliburton, Petrobras, Eletrobras Furnas, Ministério de Minas e Energia e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Saiba mais sobre as fotos premiadas e seus autores: