Coppe presta homenagem a mulheres inspiradoras
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Nanotecnologia / Engenharia Mecânica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Química / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 08/03/2021
No Dia Internacional da Mulher, data que marca a luta pela igualdade de direitos e oportunidades, a Coppe/UFRJ presta homenagem à professora Leda Castilho, uma das cientistas brasileiras que tem se destacado pela intensa atuação no combate à Covid 19, e a alunas que conquistaram o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade e o Prêmio Capes de Tese, a mais importante premiação concedida às melhores teses defendidas nas universidades brasileiras.
Motivada por essas mulheres inspiradoras, a Coppe estende sua homenagem a todas as mulheres ousadas, determinadas, cujas conquistas contribuem para a construção de um mundo melhor. Um mundo com Ciência, Saúde e Educação de qualidade para todos; mais diverso, mais justo, e menos desigual.
Leda Castilho, professora do Programa de Engenharia Química da Coppe, integra a lista de pesquisadores com produção de maior impacto no mundo em 2019. Professora Titular da UFRJ, Pesquisadora 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj, Leda Castilho ingressou como docente do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ em 2002, onde criou e coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC). Em 2020, foi agraciada com o Prêmio Coppe Lobo Carneiro por sua contribuição em várias frentes na busca de soluções para o enfrentamento da pandemia.
Leda participou ativamente, entre fevereiro e maio, do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ. Em paralelo, desenvolveu pesquisas com os seus doutorandos que permitiram iniciar a produção, em laboratório, de uma cópia fidedigna da proteína da espícula do vírus SARS-COV-2 (proteína S recombinante). Essa proteína está sendo produzida em escala piloto no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) da Coppe, por ela coordenado, e já possibilitou o desenvolvimento, em conjunto com colegas do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, do Instituto Vital Brazil e do INCA, de um teste sorológico de alta acurácia e baixo custo, de anticorpos equinos (“soro anti-Covid”) que entrarão em breve em ensaios clínicos, e de uma vacina recombinante para Covid-19 que está em fase de testes pré-clínicos. A proteína S também vem sendo disponibilizada gratuitamente a instituições de todo o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de estudos que vão desde pesquisas biomédicas básicas até estudos epidemiológicos de base populacional. Saiba mais sobre essa guerreira da ciência brasileira.
Onde está você agora
Aline Souza de Paula, Bettina Susanne Hoffmann, Carolina Naveira-Cotta, Joecila Santos da Silva, Juliana Loureiro, Monique Osório e Sandra Cao. Conheça as ex-alunas da Coppe que conquistaram o Prêmio Capes de Tese e o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade; confira os trabalhos que as destacaram entre os autores das melhores teses defendidas no país em suas áreas, e saiba onde elas estão agora.
Aline Souza de Paula é professora da Universidade de Brasília (UNB). Conquistou o Prêmio Capes 2011 (área de Engenharias III) com a tese “Controle de caos em sistemas mecânicos”. A tese foi defendida no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, sob a orientação do professor Marcelo Savi.
http://lattes.cnpq.br/0304662358261903
Bettina Susanne Hoffmann é professora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Recebeu o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014 pela Melhor Tese da Área Temática III “Redução de Gases do efeito estufa” (GEE). Sua tese, intitulada “O potencial termelétrico a carvão no Rio Grande do Sul diante restrições de disponibilidade de água e objetivos de redução de emissões de CO2, aplicando a queima em leito fluidizado”, foi defendida no Programa de Planejamento Energético da Coppe, sob a orientação dos professores Alexandre Szklo e Roberto Schaeffer.
http://lattes.cnpq.br/6952234699501395
Carolina Naveira-Cotta é professora dos Programas de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Nanotecnologia da Coppe/UFRJ, e da Escola Politécnica da UFRJ. Conquistou o Prêmio Capes de Tese 2010 (Engenharias III) pela tese “Problemas inversos de condução de calor em meios heterogêneos: análise teórico-experimental via transformação integral, inferência bayesiana e termografia por infravermelho”. A tese foi defendida no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, sob a orientação dos professores Hélcio Orlande e Renato Cotta.
http://lattes.cnpq.br/0225181120381785
Joecila Santos da Silva é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2011 (Área Engenharias I) com a tese “Altimetria espacial aplicada aos estudos de processos hídricos em zonas úmidas da bacia amazônica”, que foi defendida no Programa de Engenharia Civil da Coppe, sob a orientação dos professores Otto Correa Rotunno e Stéphane Calmant.
http://lattes.cnpq.br/9251166206311892
Joecila Santos da Silva é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2011 (Área Engenharias I) com a tese “Altimetria espacial aplicada aos estudos de processos hídricos em zonas úmidas da bacia amazônica”, que foi defendida no Programa de Engenharia Civil da Coppe, sob a orientação dos professores Otto Correa Rotunno e Stéphane Calmant.
http://lattes.cnpq.br/9251166206311892
Monique Osório é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015 (Engenharias II). Sua tese “Efeitos dos catalisadores à base de Nb e cloretos de V, Nb, Zr ao MgH2 para uso como armazenadores de Hidrogênio” foi defendida no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe, sob a orientação do professor Dilson dos Santos.
http://lattes.cnpq.br/3344204581149970
Sandra Cao é pesquisadora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Recebeu o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2015 (Melhor Dissertação da Área Temática I: processos eficientes para redução do consumo de água e de energia). Sua dissertação, intitulada “Remoção biológica de matéria orgânica e nitrogênio de um efluente industrial em sistema de leito móvel com biofilme de dois estágios”, foi defendida no Programa de Engenharia Química da Coppe, sob a orientação dos professores João Paulo Bassin e Márcia Dezotti.
http://lattes.cnpq.br/7231891632841539
- Dia Internacional da Mulher
- mulheres inspiradoras