Coppe presta homenagem a Ricardo Boechat: o jornalista que gostava de Ciência e Tecnologia

Planeta COPPE / Notícias

Data: 11/07/2019

No próximo sábado, dia 13 de julho, um dos mais influentes e respeitados jornalistas da história do País, Ricardo Eugênio Boechat (1952 a 2019), comemoraria 67 anos. Entusiasta da divulgação científica, ele valorizava as universidades e institutos de pesquisa, publicando constantemente notícias sobre Ciência e Tecnologia em suas colunas.

Estabeleceu uma parceria ímpar com os assessores de comunicação dessas instituições, mantendo sua coluna como referência, onde notas exclusivas da área explodiam em repercussões na mídia no dia seguinte. Com seu talento e determinação, conseguia resumir em cinco linhas, ou menos, assuntos complexos e difíceis de serem explicados em tão pequeno espaço.

A despeito de não ter pertencido aos quadros da academia, foi um mestre. Para homenageá-lo, a Coppe/UFRJ, por meio de sua Assessoria de Comunicação, lançou um espaço no site com notas sobre estudos, pesquisas e atividades da instituição publicadas em suas colunas (Swann e Ricardo Boechat), no jornal O Globo, de 1995 a 2001.

Estendemos também esta homenagem a Adriana Barsotti, Ana Claudia Guimarães, Angela Rego Monteiro, Ronaldo Herdy e a todos os jornalistas que com ele trabalharam.

Ricardo Boechat, o jornalista que gostava de Ciência e Tecnologia, nosso agradecimento e admiração.