Coppe presta homenagem aos que ajudaram a construir sua história

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 02/12/2013

O grupo de professores homenageados na solenidade dos 50 anos da Coppe

Cerca de cem pessoas e instituições cujas trajetórias fazem parte da história da Coppe foram homenageados no palco do Armazém 3 do Pier Mauá, onde aconteceu a solenidade comemorativa dos 50 anos da instituição no último dia 28 de novembro. A série de homenagens foi iniciada com a subida ao palco do vice-diretor da Coppe Edson Watanabe e do professor Luiz Bevilacqua, que entregaram a homenagem Coppe 50 anos a 24 professores. Ao final, o professor Flávio Grynszpan falou em nome dos homenageados.

Funcionários da Coppe recebem suas homenagens

Funcionários da Coppe e da Fundação Coppetec também foram lembrados entre as pessoas que ajudaram a construir a história da instituição. Os funcionáriosreceberam suas homenagens das mãos de Aguinaldo Guimarães e Denise Cupolillo falou em nome dos funcionários homenageados. Em seguida, o vice-diretor da Coppe José Carlos Pinto homenageou a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e a Incubadora de Empresas da Coppe, nas pessoas de seus diretores Gonçalo Guimarães e Maurício Guedes.

Funcionários da Fundação Coppetec são homenageados na solenidade

Um grupo especial de homenageados foi composto por 14 alunos, que representam o futuro da Coppe. As homenagens foram entregue pelo professor Fernando Rochinha e a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ, professora Débora Foguel. Também foram homenageados dois ex-alunos vencedores do Grande Prêmio Capes de Teses, nos anos 2006 e 2010: Claudio Patrício Ribeiro Júnior e Augusto Cesar Getirana, que falou em nome dos alunos. Getirana, que trabalha atualmente na Nasa, veio ao Brasil apenas para receber a homenagem da Coppe.

Os alunos da Coppe, considerados o futuro da instituição

Também foram homenageadas na festa professores que tiveram crucial importância nas instituições que foram criadas dentro da Coppe. Foram eles Paulo Lemos (Instituto COPPEAD de Administração), Fernando de Souza Barros (Instituto de Física da UFRJ); Luiz Adauto da Justa Medeiros (Instituto de Matemática da UFRJ), Carlos Vainer (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ – IPPUR), Tércio Pacitt (Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ – LCE) e João Saboya (Instituto de Economia da UFRJ).

Homenagem às instituições que nasceram na Coppe

Na categoria empresas parceiras, receberam a homenagem Coppe 50 anos Petrobras, Furnas, Oxiteno e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como instituições parceiras, foram homenageadas a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

As empresas parceiras da Coppe
As instituições parceiras da Coppe

Os ex-diretores da Coppe – Sergio Monteiro; Paulo Gomes; Sandoval Carneiro; Nelson Maculan; Luiz Bevilacqua; Antonio Infantosi; Segen Estefen; Luiz Fernando Legey; Aquilino Senra; Angela Uller e Luiz Pinguelli Rosa – também receberam homenagens, entregues pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp.

Os ex-diretores da Coppe reunidos na solenidade

A Coppe também prestou homenagem a personalidades cuja obra e atuação refletem a cultura e a identidade do povo brasileiro. São eles o jornalista Janio de Freitas, o cineasta Silvio Tendler, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, o ex-reitor da UFRJ Carlos Lessa e a Ordem dos Advogados do Brasil. O carnavalesco Fernando Pamplona, o sociólogo Darcy Ribeiro e o ex-presidente João Goulart também foram homenageados in memoriam na solenidade.

José Carlos Pinto e os coordenadores das Incubadoras da Coppe, Maurício Guedes e Gonçalo Guimarães

Finalizando a cerimônia, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, entregou a homenagem Coppe 50 anos à secretária executiva Fátima Alexandre, ao superintendente da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino e à coordenadora de Comunicação Social da Coppe, Dominique Ribeiro, pela contribuição dada à instituição.

Fátima Alexandre, Fernando Peregrino e Dominique Ribeiro também foram homenageados durante a cerimônia

Encerrando a cerimônia, o fundador da Coppe, professor Alberto Luis Galvão Coimbra, subiu ao palco para receber a homenagem Coppe 50 Anos. Emocionado, ele falou sobre sua satisfação em participar da festa.

Os homenageados na categoria Brasilidade