Coppe promove 13ª edição do Rio de Transportes

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 18/08/2015

A Coppe/UFRJ reunirá, dias 19 e 20 de agosto, especialistas e gestores da área de mobilidade durante a 13ª edição do Congresso de Pesquisa e Ensino em Engenharia de Transportes do Estado do Rio de Janeiro – XIII Rio de Transportes. Durante o evento, serão debatidas as ações e tecnologias que podem melhorar o deslocamento da população no dia-a-dia. Os debates serão realizados no auditório da Coppe, na sala 122 do bloco G, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

A cerimônia de abertura, às 9 horas do dia 19, contará com a participação dos professores do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe Paulo Cezar Ribeiro, coordenador do evento e Marcio D’Agosto, coordenador do Programa; e dos professores Renata Bandeira, do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Alexandre Rojas, da UERJ.

Logo após a cerimônia de abertura, o professor Paulo Cezar vai proferir uma palestra sobre o veículo autônomo, seu funcionamento no Brasil, que poderá começar a receber os primeiros modelos em 2018. Tais veículos para funcionar bem requerem vias com sinalização inteligente e internet segura e de altíssima velocidade, entre outros fatores. Ao final da parte manhã, será apresentado aos participantes a atual situação do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) 2015.

No início do segundo dia, o tema será a duplicação da ligação Rio-Petrópolis e, em seguida, o professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, Richard Stephan, mostrará as vantagens do Trem de Levitação Magnética (Maglev-Cobra) desenvolvido na Coppe, que se encontra em fase inicial de testes para transportar passageiros. Ao final do período da manhã, será realizada uma mesa-redonda sobre metrô, trem e BRT no Rio de Janeiro.

Ainda durante o evento, pesquisadores de várias instituições brasileiras apresentarão 38 estudos sobre transportes no país, realizados nos últimos anos.

Confira a programação completa no site do evento