Coppe promove 18ª edição do Colóquio Anual de Engenharia Química

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 05/11/2018

O Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ promove, de 7 a 9 de novembro, o XVIII Colóquio Anual de Engenharia Química, que este ano abordará o tema “Tradição & Vanguarda”.  A programação deste ano, no qual o Programa completa 55 anos, incluiu homenagem aos professores Alberto Luiz Coimbra (fundador da Coppe) e Victor Teixeira da Silva. Aberto ao público, o Colóquio será realizado no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Como parte da programação, serão realizadas quatro conferências com renomados pesquisadores e oito palestras de alunos de doutorado do Programa de Engenharia Química, cujas pesquisas se encontram em nível avançado. O evento também contará com quatro minicursos de temas atuais e de ponta na engenharia, e com uma sessão técnica de pôsteres. Iniciado em 2001, o colóquio tem como objetivo promover a discussão de temas de fronteira da Engenharia Química reunindo amplo público dos setores industrial, acadêmico e de órgãos do governo.

Como parte da programação paralela, a professora Fabienne Espitalier, da École Nationale des Mines Albi-Carmaux (França), ministra o curso “Industrial Crystallization and Applications”, dias 5 e 6, das 8h30 às 16h30, e dia 8, das 13h30 às 16h30, no auditório do Programa, bloco G, sala 119, Centro de Tecnologia. Com carga horária de 15 horas, o curso é voltado para pós-graduandos e pesquisadores envolvidos em aplicações  nas indústrias químicas, farmacêuticas, metalúrgicas e de materiais, onde ocorrem  processos que envolvem cristalização. Integra o Programa Regional França, América Latina, Caribe (Prefalc), um projeto  internacional de cooperação científica, do qual a Coppe e a École Nationale des Minas Albi-Carmaux fazem parte.

Sobre os conferencistas do colóquio:

Dra. Fabienne Espitalier é pesquisadora na École Nationale des Mines Albi-Carmaux (França), especialista na área de cristalização e precipitação, uso de tecnologias de ultrassom, aglomeração, líquidos irônicos, dispositivos de micro-fluidodinâmica, modelagem com balanços populacionais aplicados na área de tecnologia e caracterização de sistemas particulados.

Dr. Marcelo Castier é professor adjunto de Engenharia Química na Texas A&M University no Qatar, com especialização nas áreas de termodinâmica, equilíbrio de fases, processos de separação, integração energética e aplicações computacionais. 

Dra. Claudia Sayer é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização em meio disperso, copolimerização, monitoramento e modelagem. É pesquisadora nível 1 do CNPq. 

Dr. Fábio Passos é professor titular do Departamento de Engenharia Química e Petróleo e Diretor da Escola de Engenharia da UFF. Atua na área de Catálise Heterogênea e Engenharia das Reações Químicas, com ênfase no desenvolvimento de catalisadores e processos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Confira a programação completa no site do evento: http://coloquio.peq.coppe.ufrj.br