Coppe promove cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Acadêmico 2022
Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias
Data: 07/12/2022
A Coppe/UFRJ promove, dia 13 de dezembro, às 10 horas, a entrega do Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2022 a três docentes que se destacaram pela trajetória profissional e contribuição à instituição. Os professores Luis Marcelo Tavares e Leonardo Sales Araujo, ambos do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), receberão o Prêmio Giulio Massarani nas categorias docente sênior e docente jovem, respectivamente. O professor Edson Hirokazu Watanabe, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE), será agraciado com o Prêmio Lobo Carneiro. O evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, bloco 1, Cidade Universitária, e transmitido ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube.
O Prêmio Coppe Mérito Acadêmico é concedido a docentes que se destacam pela produção acadêmica, formação de Recursos Humanos e trajetória profissional. Desde a primeira edição de 2004, entregue no ano seguinte, a premiação foi batizada Prêmio Coppe Mérito Acadêmico Giulio Massarani, em homenagem ao professor que foi um dos fundadores da Coppe, falecido em setembro de 2004. O critério de avaliação para a escolha dos premiados é baseado na produção acadêmica dos professores nos últimos três anos, com ênfase na qualidade e no número de contribuições. Entre os itens avaliados pela Comissão de Avaliação de Docentes (CAD) destacam-se as publicações em periódicos científicos e congressos nacionais e internacionais, as citações dos trabalhos na literatura técnico-científica internacional e as dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas pelos docentes.
O Prêmio Lobo Carneiro Mérito Acadêmico, lançado em 2016, leva em consideração os critérios listados acima, incluindo a destacada contribuição do docente à instituição. O nome da premiação também é uma homenagem a um destacado professor da Coppe, falecido em novembro de 2001.
Confira uma breve apresentação dos professores premiados.
Luis Marcelo Tavares
Professor titular da UFRJ e pesquisador 1A do CNPq, Luis Marcelo Marques Tavares é docente do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, onde ingressou em 1998. Atua com mais ênfase em Engenharia de Minas, incluindo tratamento de minérios, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Cominuição, Concentração gravimétrica, Moagem ultrafina, pelotização e preparação de matérias primas para cerâmicas, dentre outras.
Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1991), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e doutor em Engenharia Metalúrgica (1997) pela University of Utah (EUA), é coordenador do Laboratório de Tecnologia Mineral da Coppe, por ele fundado logo assim que se tornou professor do PEMM, em 1999. O professor é membro fundador da Global Comminution Collaborative (GCC), uma associação sem fins lucrativos sediada na Alemanha, e membro do Conselho Técnico-Científico do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem). É também membro do corpo editorial de sete periódicos e atua ou atuou como revisor em outros 79.
Até o momento, o professor orientou 16 teses de doutorado e 42 dissertações de mestrado, supervisionou quatro pesquisadores de pós-doutorado, e publicou 130 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Luis Marcelo Tavares já recebeu 29 premiações. Entre elas, o Prêmio Vale de Reconhecimento Técnico (2016 e 2022), o Prêmio Samarco de Reconhecimento Técnico (2013), o Prêmio ArcelorMittal de Qualidade e Produtividade (2016), e o Prêmio Cetem (2022). Além disso, desde 2020 tem sido listado entre os 2% de pesquisadores mais citados do mundo em estudos publicados no Plos Biology e Elsevier.
Leonardo Sales Araújo
Professor adjunto da UFRJ e pesquisador 2 do CNPq, Leonardo Sales Araújo é docente, desde 2014, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, onde concluiu seu doutorado em 2012. Atua nas áreas de Metalurgia Física e Propriedades Mecânicas, Metalurgia de Transformação, com foco em superligas de níquel, aços inoxidáveis, fragilização ao hidrogênio, caracterização microestrutural, análise de falha e ensaios mecânicos.
Mestre em Engenharia de Produção (2006), pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é membro do corpo editorial da revista Matéria (UFRJ), do Comitê de Apoio Técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É revisor de quatro periódicos e de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Até o momento, o professor orientou três teses de doutorado, onze dissertações de mestrado, e publicou 50 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Leonardo Araújo recebeu quatro premiações, incluindo o III Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho 2012, tema Nuclear, e o Prêmio de Reconhecimento Técnico Luiz Dumont Villares – ABMWeek 2017, da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, pelo melhor trabalho apresentado durante congresso.
Edson Watanabe
Professor Titular da UFRJ e Pesquisador 1A do CNPq, Edson Hirokazu Watanabe é docente do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, onde ingressou em 1981. Atua, com maior ênfase na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência aplicada a Sistemas de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria de Potência Instantânea, Transmissão em Corrente Contínua Alta Tensão, FACTS e Fontes Alternativas de Energia (eólica, ondas, solar e pilhas a combustível).
Mestre em Engenharia Elétrica pela Coppe (1976) e doutor em Engenharia Elétrica pelo Tokyo Institute of Technology (1981), foi diretor da Coppe de 2015 a 2019. Orientou 30 teses de doutorado e 55 dissertações de mestrado. Publicou cinco livros e 235 trabalhos em congressos e revistas.
Em 2002, recebeu o Prêmio João Chrisóstomo Cardoso, outorgado pelo Instituto de Química (IQ/UFRJ). Em 2005, foi admitido, na classe de Comendador, na Ordem Nacional do Mérito Científico; em 2013, recebeu o IEEE Power Engineering Society Nari Hingorani FACTS Award e foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia. Em 2015, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). No ano seguinte, recebeu a Medalha Amigo da Marinha e o Prêmio InRio Personalidades do Ano.
Em 2017, foi elevado à categoria de Fellow do Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Consulado Geral do Japão, no Rio de Janeiro e foi condecorado com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, da Escola Superior de Guerra. Em abril de 2020, foi condecorado pelo Imperador do Japão com a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laços”. Em março de 2022 recebeu o Prêmio “One step on eletroctechnology – Look back to the future” do IEE – Japan.
- Lobo Carneiro
- Mérito Acadêmico