Coppe promove ciclo de palestras de Pesquisa Operacional aplicada à Saúde

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 03/05/2018

A Coppe/UFRJ promove, na próxima segunda-feira, dia 07 de maio, mais uma edição do Ciclo de Palestras de Pesquisa Operacional aplicada à Saúde. O evento, que contará com a participação dos professores Nick Bambos e Margaret Brandeau, da Stanford University, e Mario Jorge de Oliveira, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, será realizado, das 9h30 às 12h00, no auditório da instituição, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia – Rua Horácio Macedo 2030. O Ciclo é aberto ao público e os interessados podem se inscrever pelo e-mail: jf.guio@bol.com.br

O professor Nick Bambos apresentará o tema “Digital Living 2030”, no qual discutirá como as tecnologias de informação e digitalização dos serviços afetarão a maneira como as pessoas vivem e trabalham até 2030.  A professora Margaret Brandeau falará sobre “Healthcare for the 21st Century: Using Analytics to Improve the Design and Operation of Healthcare Systems”. Na palestra, a pesquisadora abordará como ferramentas analíticas e computacionais podem ser usadas para apoiar o design e o gerenciamento de sistemas de saúde eficientes.

Na palestra “An integrated Emergency Care Delivery System for major events”, o professor da Coppe, Mario Jorge, coordenador do evento, falará sobre a potencialidade de um sistema integrado de atendimento de emergência para eventos de grande porte.  O professor falará sobre o projeto que desenvolveu com alunos de mestrado e doutorado para a organização dos jogos olímpicos de 2016, no qual usou simulações computacionais para prever ações e desenvolver estratégias voltadas para gerenciar situações de emergência.

Mário Jorge diz que a linha de Pesquisa Operacional aplicada à Saúde existe há mais de 30 anos, já tendo produzido uma contribuição bastante significativa. De acordo com o professor, o tema vem se direcionando no sentido de integrar modelos de pesquisa operacional com questões ligadas ao bem estar dos pacientes, e diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado foram desenvolvidas com foco nos hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro. Essa linha de pesquisa com colaboração expressiva de membros do grupo Operational Research Applied to Health Services (ORAHS), que reúne regularmente cerca de 110 cientistas de 25 países.

Saiba mais sobre os palestrantes e os temas que serão abordados:

Nick Bambos é o Professor do Departamento de Engenharia Elétrica e do Departamento de Ciências e Engenharia de Gerenciamento da Universidade de Stanford. Seus interesses de pesquisa atuais incluem engenharia de alto desempenho de sistemas e redes de computadores, arquiteturas de rede com e sem fio, a Internet das coisas, aprendizado de máquina, programação on-line e teoria de controle de rede estocástica. Ele também está interessado no amplo tema de pesquisa “Digital Living 2030” – ou seja, como as tecnologias de informação e digitalização dos serviços afetarão a maneira como as pessoas vivem e trabalham até 2030, e as inovações necessárias para viabilizar esse caminho.

Margaret L. Brandeau é Professor de engenharia e Professor de medicina (por cortesia) na Universidade de Stanford. Sua pesquisa se concentra no desenvolvimento de modelos matemáticos e econômicos aplicados para apoiar decisões de políticas de saúde. Uma pesquisa recente examinou programas para o controle de doenças infecciosas, programas para controlar o abuso de drogas e programas de preparação para a saúde pública. Esta palestra (Assistência Médica para o Século 21) descreve como ferramentas analíticas e computacionais podem ser usadas para apoiar o design e o gerenciamento de sistemas de saúde eficientes. São também discutidos aplicativos em áreas como planejamento e gerenciamento de capacidade, recrutamento de pessoal, programação, controle de qualidade e análise de dados.

Mario Jorge F. de Oliveira é professor Titular do Instituto de Matemática da UFRJ. Atua no Departamento de Matemática Aplicada do IM/UFRJ e no Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ. Tem experiência em Processos Estocásticos Complexos e Simulação, atuando principalmente na área de Simulação Interativa Visual e Aplicações de Pesquisa Operacional em Serviços de Saúde. A palestra avalia a potencialidade de um sistema integrado de atendimento de emergência para eventos de grande porte, tendo em vista a possível ocorrência de desastres naturais e urbanos e a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. O objetivo é discutir a efetividade de um sistema inteligente de apoio à decisão que envolve a integração de serviços públicos de emergência e combina os resultados de pesquisas anteriores desenvolvidas por seu grupo de pesquisa.

• pesquisa operacional
  • saúde