COPPE promove festa da cumeeira do Tanque Oceânico
Planeta COPPE / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 18/06/2002
A equipe do Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da COPPE promoveu, no dia 6 de junho, a festa da cumeeira para comemorar a conclusão da etapa de construção do Tanque Oceânico. A festa reuniu professores, pesquisadores e funcionários da instituição e integrantes da equipe cujo trabalho vem tornando este projeto realidade.
Com inauguração prevista para o final do ano, o maior Tanque Oceânico do mundo terá 40 metros de comprimento e 30 metros de largura, com uma profundidade de 15 metros e um poço central com 10 metros adicionais. Equipado com sistemas capazes de reproduzir ondas, vento e, numa segunda fase, correntes marinhas, este extraordinário laboratório experimental possibilitará a realização de ensaios experimentais que, hoje, só podem ser executados em alguns poucos laboratórios existentes no mundo.
Orçado em R$ 15,7 milhões, o projeto está sendo financiado com recursos provenientes dos royalties do petróleo, através do fundo CTPETRO, do Ministério de Ciência e Tecnologia. Segundo o professor Carlos Antônio Levi da Conceição, coordenador do projeto, o Tanque Oceânico incluirá o Brasil no reduzido clube de países capazes de testar em laboratórios experimentos essenciais à exploração de óleo e gás e reproduzir projetos de exploração em alto mar nas condições reais do oceano.
A simulação, em escala reduzida, das condições de operação de estruturas oceânicas possibilitará a avaliação dos novos projetos a serem desenvolvidos para campos de óleo e gás em regiões oceânicas de grande profundidade. O novo tanque foi concebido para apoiar a exploração de petróleo offshore no Brasil, atualmente concentradas na área da Bacia de Campos, Estado do Rio de Janeiro, onde as atividades avançam para profundidades da ordem de 3000 metros.