Coppe promove nova temporada de visitas virtuais ao Cern

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 25/04/2018

A Coppe/UFRJ está promovendo uma nova temporada de visitas virtuais para alunos do ensino médio ao Atlas, um experimento instalado no maior laboratório de física de partículas do mundo: o Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). O Atlas teve um importante papel na detecção do bóson de Higgs, cuja descoberta rendeu o Prêmio Nobel de Física de 2013 a Peter Higgs e Francois Englert.

As visitas programadas acontecem, às quintas-feiras, na exposição permanente “Exploradores do Conhecimento”, instalada no Espaço Coppe Miguel de Simoni. Ela começa com uma breve apresentação do professor da Coppe, José Manoel Seixas, um dos coordenadores da equipe brasileira que participa da colaboração internacional que desenvolve e opera o Atlas. O professor fala sobre física de partículas, o papel do Atlas, a importância do Cern na busca pela origem do universo e a contribuição dos pesquisadores brasileiros no projeto. Em seguida, os estudantes participam da visita virtual ao Atlas e ao Cern, em tempo real, guiada por pesquisadores brasileiros, portugueses ou africanos, entre eles Denis Damásio, ex-aluno da Coppe que atua no centro de pesquisa europeu.

Confira o calendário de visitas das escolas no primeiro semestre de 2018.

12/04 – Colégio Estadual Iara Vilela – Duque de Caxias (já realizada)

26/04 – Colégio Pedro II – Duque de Caxias

10/05 – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet)- Nova Iguaçu

24/05 – Colégio Estadual Marechal Zenobio da Costa – Nilópolis