Coppe promove recepção aos novos alunos

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 22/02/2019

Em março deste ano a Coppe/UFRJ receberá mais de 700 novos alunos de mestrado e doutorado. Para recebê-los, a instituição promoverá, dia 11 de março, segunda-feira, um evento de boas-vindas, que será realizado, a partir das 10 horas, no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária.

A cerimônia será conduzida pelo diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, e pela diretora de Assuntos Acadêmicos, professora Claudia Werner, que farão uma apresentação da instituição e abordarão temas de interesse acadêmico. O evento também contará com a presença de outros membros da diretoria e coordenadores dos 13 programas que compõem a instituição.

A Coppe já formou 16.897 mestres e doutores em Engenharia. Atualmente, 2.410 alunos cursam os 13 programas da instituição. Desse total, 140 são estrangeiros, em sua maioria proveniente de países da América do Sul. Embora reconhecida como uma carreira predominantemente masculina, a Engenharia vem passando gradualmente por uma mudança de perfil: atualmente a cada três estudantes da Coppe, uma é mulher. A presença feminina se destaca nos cursos de doutorado, nos quais 421 mulheres representam 34,2% do total de alunos da instituição. E elas já são maioria no mais recente programa da Coppe, o de Engenharia de Nanotecnologia, criado em 2013, no qual ingressaram nos últimos dois anos 28 mulheres e 15 homens.

Segundo a professora Claudia Werner, que foi aluna de mestrado e doutorado da Coppe, o crescimento do número de mulheres na pós-graduação de engenharia no Brasil tende a crescer. “A diferença no número de homens e mulheres na Engenharia ocorre nas universidades do mundo inteiro, o que vem motivando inúmeros encontros e iniciativas para incentivar a igualdade de gênero na área de tecnologia como um todo”, acrescentou.

A participação de estrangeiros também poderá crescer na Coppe. Segundo Cláudia, a instituição tem tomado iniciativas nesse sentido, a exemplo das mudanças em algumas disciplinas que começaram a ser ofertadas em inglês. Até 2018, o percentual de alunos estrangeiros na Coppe era de cerca de 10%, com destaques para os programas de Engenharia Oceânica, Civil, e Química.

Mais sobre a Coppe

A Coppe é o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina. Nos seus mais de 100 modernos laboratórios, pesquisadores desenvolvem pesquisas de ponta e projetos que proporcionam contribuições significativas para o país, nos diferentes segmentos da engenharia. Muitos desses projetos resultaram em intenso processo de interação universidade-empresa, do qual a Coppe foi pioneira no Brasil.

No cenário internacional, a Coppe tem projetos em cooperação com as mais importantes e reconhecidas instituições científicas e tecnológicas. Muitos de seus docentes integram comitês e entidades de pesquisa de vários países e de órgãos multilaterais, como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Em 2009, inaugurou uma parceria da Coppe com a Universidade de Tsinghua, na China, que resultou na criação do Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, sediado em Pequim.

Até 2018, foram defendidas na instituição 12.343 dissertações de mestrado e 4.554 teses de doutorado. Anualmente, seus pesquisadores publicam, em média, 1,5 mil artigos científicos em revistas e congressos, nacionais e internacionais. No ano passado, foram defendidas na instituição 359 dissertações de mestrado e 217 teses de doutorado.