Coppe promove workshop sobre IA na triagem e diagnóstico de Covid-19

Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia Civil / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / IA e Transformação Digital / Notícias

Data: 08/05/2023

A Coppe/UFRJ promove na próxima terça-feira, 9 de maio, o workshop “Sistema de inteligência artificial para o auxílio à tomada de decisão em triagem e diagnóstico de pacientes da Covid-19: escore e grupos de risco baseados em exames por imagem do tórax”. O objetivo do evento é debater o projeto interdisciplinar, coordenado pelo professor José Manoel de Seixas, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, que envolve técnicas de aprendizado de máquina para a triagem e o diagnóstico médico de pacientes com base na informação de ultrassom, tomografia e radiografia, além de dados clínicos.

O evento será realizado de maneira remota, às 17h, e contará com transmissão via Zoom. O projeto envolve pesquisadores de quatro programas acadêmicos da Coppe (Engenharia Biomédica, Engenharia Civil e Engenharia de Sistemas e Computação, além da Engenharia Elétrica), a Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ambos da UFRJ, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal da Paraíba (IF-PB) e a Universidade Federal do Acre (UFAC).

Segundo o professor Seixas, no workshop será discutido o desenvolvimento de quatro teses de doutorado que estão sendo produzidas na Coppe: duas em tomografia computadorizada, uma em ultrassom e outra em radiografia. “As ações que desenvolvem o modelo de qualidade de dados do projeto e que garantem a qualidade da informação que está sendo usada para a tomada de decisão também serão apresentadas, bem como o ambiente que nos garante a reprodutibilidade dos modelos que desenvolvemos. Na reprodutibilidade e qualidade de dados, atuamos em conjunto com startups nativas da Coppe: Murabei e Twist”, antecipa o professor.

Também serão abordados os resultados consolidados de dissertações de mestrado defendidas na UFLA e no IF-PB. O projeto é financiado pela Capes, por meio do edital “Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias”.

Para obter o link da transmissão, entre em contato com: seixas@lps.ufrj.br.

• workshop