Coppe recebe a presidente da Capes para discutir o futuro da pós-graduação
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 10/04/2025

Na última terça-feira, 8 de abril, a Coppe/UFRJ recebeu a presidente da Capes, professora Denise Pires de Carvalho, para uma reunião voltada à discussão de temas estratégicos para a pós-graduação no Brasil — com destaque para os desafios e oportunidades na área da Engenharia.
O encontro teve como foco principal a necessidade de diversificar os caminhos formativos oferecidos aos estudantes de pós-graduação. A proposta é ampliar o leque de possibilidades, conciliando a formação de perfis inovadores e empreendedores com aqueles que optam por uma trajetória mais tradicional, voltada à docência.
A diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, destacou que o mercado acadêmico já se encontra saturado para a formação de novos professores universitários, e que é preciso abrir espaço para outras trajetórias profissionais. “É fundamental estimular a inovação e o empreendedorismo, fazendo com que o conhecimento ultrapasse os muros da universidade e gere impactos concretos na sociedade”, afirmou.
Durante a reunião, o diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe, professor Thiago Aragão, e o Head de Inovação, Marcos Chaves, apresentaram o Ecossistema de Inovação da instituição e os esforços realizados para apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas, fortalecer o empreendedorismo e valorizar diferentes percursos formativos.
Professora Denise, que também é docente do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) e ex-reitora da UFRJ, elogiou as iniciativas da Coppe e reforçou a importância de modernizar as políticas de pós-graduação no país. “A Coppe é uma referência em inovação, como vimos no caso do petróleo e do pré-sal. Mas precisamos ir além e expandir esse modelo para outras áreas do conhecimento. O Brasil não vai se desenvolver como esperamos se não investirmos em inovação”, afirmou.
Ela também defendeu uma maior flexibilidade na formação dos estudantes: “É preciso oferecer a opção de vivências no setor produtivo, por exemplo. Não podemos seguir moldando todos os alunos da mesma forma.”
Denise ainda chamou atenção para a necessidade de reconhecer trajetórias acadêmicas diferenciadas: “Não se trata de acelerar processos, mas de compreender e respeitar a diversidade de perfis e ritmos de aprendizagem.”
Participaram também do encontro a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Costa, e os diretores acadêmicos, professores Jean-David Caprace e Thiago Ritto. A conversa abordou ainda a avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação e os critérios atuais para distribuição de bolsas acadêmicas. Os professores Diogo Tschoeke, Frederico Kronemberger, Luciana Spinelli, Marcos Gallo, Luis Sagrilo e Marcelino Vieira também estiveram presentes e contribuíram com questionamentos e reflexões à presidente da Capes.
- Capes
- Inovação
- Pós-Graduação