Coppe recebe comitiva da petrolífera angolana Sonangol

Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Embrapii-Coppe / Engenharia Oceânica / Engenharia Química / Notícias

Data: 31/08/2023

Coppe recebe comitiva da petrolífera angolana Sonangol

A Coppe/UFRJ recebeu nesta quarta-feira, 30 de agosto, uma comitiva da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol). Os dez representantes da empresa petrolífera angolana visitaram o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) e o Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb) e foram apresentados à instituição e seu ecossistema de inovação pela diretora da unidade Embrapii-Coppe, professora Angela Uller.

Professor Papa Ndiaye e representantes da Sonangol

Epifânio Santos, um dos administradores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) da Sonangol, localizado na cidade de Sumbe, na província de Cuanza Sul, explicou que o objetivo da visita é “adquirirmos experiência e constatarmos em outras localidades o que podemos aplicar lá. É fazermos uma troca de conhecimentos para estabelecermos uma futura parceria e levarmos avante os nossos propósitos”.

“Temos uma linha já definida para pesquisa e desenvolvimento e buscamos confirmar se efetivamente estamos no caminho certo e o que precisamos para levar a bom porto esta concretização. Já conhecemos a realidade de alguns parceiros e esta experiência vai engrandecer nosso portfolio e nos ajudar a diversificar. Para além da parceria, precisamos de consultoria para o nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, aprender com boas práticas”, afirmou Epifânio.

De acordo com o executivo, um aprendizado que a delegação levará da visita é que precisarão contar com o apoio das universidades, “porque mais do que nunca elas são as incubadoras do conhecimento”. “Tomamos também boa nota da experiência brasileira com a cláusula da P&D”.

“Já era hora de termos uma relação mais próxima com países da África”, ponderou professora Angela. “Nós já desenvolvemos quase 10 mil projetos em óleo e gás, e atuamos em todas as áreas de pesquisa relativas ao petróleo. A Coppe é responsável por 80% dos recursos advindos da cláusula de pesquisa e desenvolvimento (P&D) recebidos pela UFRJ, entre 1998 e 2022 (4,9 bilhões de reais)”, informou aos executivos da estatal angolana.

Os representantes da Sonangol vieram à Coppe a convite do professor Eduardo Falabella, da Escola de Química (EQ/UFRJ), com o qual estão fazendo um curso de especialização em Gestão do Conhecimento. No CoppeComb, eles foram recebidos pelo coordenador do laboratório, o professor Papa Ndiaye, do Programa de Engenharia Química.

• Angola
  • Ecossistema de Inovação