COPPE recebe visita da escritora britânica Gabrielle Walker
Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 15/07/2008
A COPPE recebeu, dia 7 de julho, a visita da jornalista e escritora britânica Gabrielle Walker, especializada em meio ambiente e uma das atrações internacionais da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A escritora, que se reuniu com o professor da COPPE, Roberto Schaeffer, um dos três brasileiros que integram o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, se mostrou entusiasmada com o programa adotado pelo Brasil em biocombustíveis, especialmente com a participação das energias renováveis na matriz energética brasileira. No Reino Unido, segundo a jornalista, as fontes alternativas representam apenas 1,3% do total da matriz, enquanto no Brasil esse percentual é de 40%.
Coordenador do estudo recentemente publicado pela COPPE “Mudanças Climáticas e Segurança Energética no Brasil”, Schaeffer defendeu as vantagens da produção de etanol, a base de cana de açúcar, diante do etanol a base de milho. O professor levou a escritora para conhecer a planta industrial de produção de biodiesel da COPPE, onde são realizadas as pesquisas que colaboraram para homologar o uso do combustível no País e até hoje dão suporte ao programa nacional de biodiesel implantado pelo governo federal em 2005. Gabrielle mostrou-se surpresa com a variedade de fontes pesquisadas pela COPPE para a produção de biodiesel, que vão de óleos vegetais, gorduras animais, a resíduos industriais. “É fantástico pensar na possibilidade de viabilizar a produção de biodiesel a partir de tamanha variedade de matérias-primas”, afirmou.
Co-autora com Sir David King do livro O Tema Quente: como combater o aquecimento global e manter as luzes acesas, Gabrielle Walker escreveu, o livro, lançado no Brasil pela Editora Objetiva, dia 5 de julho, durante o Café Literário, dentro da programação da Flip. Doutorada em química pela Universidade de Cambridge, Gabrielle já foi editora da revista Nature e editora de conteúdo da New Scientist, onde atualmente é consultora.