Coppe retoma Quintas Musicais com show de Paulinho Moska

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 26/09/2013

O cantor e compositor Paulinho Moska é o primeiro convidado do projeto Quintas Musicais Coppe 50 Anos, que até março de 2014 trará ao campus da UFRJ artistas da música popular brasileira. O show será realizado dia 3 de outubro, às 12h30, no auditório do Centro de Tecnologia, na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A, 1º andar, Cidade Universitária. Com entrada franca, o evento integra a programação de comemoração dos 50 anos da Coppe.

A distribuição dos convites para o show de Paulinho Moska começa, às 10 horas, do dia 3, na bilheteria do auditório, e estará sujeita à lotação do auditório, de 560 lugares.

Evento promoverá homenagem a Saul Fuks

Na abertura do projeto Quintas Musicais Coppe 50 Anos haverá uma homenagem ao professor Saul Fuks, falecido em 2012, por sua determinação em realizar ao longo de 16 anos o projeto Quintas Musicais, um dos mais importantes e duradouros eventos culturais já realizados na universidade.

Ao lado dos professores Estevão Neiva de Medeiros, falecido em 2008, e Mário Jorge de Oliveira, Saul Fuks idealizou e promoveu o projeto na UFRJ, de 1984 a 1999, com a participação de nomes como João Bosco, Luiz Gonzaga, Paulo Moura, Sebastião Tapajós, Nelson Freire, Turíbio Santos, João Donato, Lecy Brandão, Joyce, entre muitos outros.

Carioca, nascido no Centro do Rio de Janeiro em 1928, Saul Fuks era também um profundo conhecedor de música clássica. Foi um dos fundadores do Programa de Engenharia de Produção da Coppe. Embora atuasse na área de matemática aplicada, manteve sempre conexão com outras áreas do conhecimento. Ajudou a criar e coordenou o primeiro curso de mestrado e doutorado em planejamento urbano do Brasil e foi um dos fundadores do Programa Interdisciplinar em Filosofia da Ciência, que nasceu na Coppe.

A pluralidade de Paulinho Moska

Nascido no Rio de Janeiro em agosto de 1967, filho de um carioca com uma baiana, Paulinho Moska cresceu na Zona Sul numa família numerosa que ouvia todo tipo de música. Desde os 13 anos, quando começou a aprender a tocar violão, já tentava compor suas próprias canções. Formou-se em teatro pela CAL, atuou no cinema, cantou na orquestra de vozes “Garganta Profunda”, e integrou o grupo “Inimigos do Rei” entre 1987e 1990. Em 91 dedicou-se à carreira solo. Sua carreira discográfica é marcada pela pluralidade brasileira. Suas canções passeiam pela MPB Pop, pelo rock, flerta com a eletrônica, gingam no samba e se libertam de qualquer gueto ou estilo. Suas letras sempre mergulhadas em poesia são uma marca em suas canções. Doze canções de sua autoria foram trilhas de novelas ou mini-série na TV Globo.

Depois de treze anos e seis discos como contratado de uma gravadora multinacional, (Paulinho) Moska se tornou um artista independente em 2004, quando seu disco “Tudo Novo de Novo” foi lançado pelo seu próprio selo, o Casulo. A partir desse momento, Moska se diversificou em atividades aparentemente distintas, mas que em sua obra vêm se misturando e se completando, nos levando a mergulhar no universo poético que ele nos propõe com suas inspiradas canções e fotografias.