Coppe sediará 1º centro de computação paralela da Intel no Brasil
Planeta COPPE / NACAD / Notícias
Data: 29/04/2014
A Intel Brasil anuncia nesta quarta-feira, 30 de abril, em parceria com a Coppe/UFRJ, a criação do seu primeiro IPCC (Intel Parallel Computing Center) no país. A apresentação do IPCC, que ficará sediado na Coppe/UFRJ, será feita durante a cerimônia de lançamento do Centro de Inovação que a Intel implantará no Rio de Janeiro, em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro. A solenidade será realizada, às 9 horas, no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Programa global da Intel na área de educação e pesquisa, o IPCC tem por objetivo custear bolsas a pesquisadores e PhDs que estejam desenvolvendo aplicações de softwares com técnicas de programação paralela utilizando computação de alto desempenho ou HPC (High Performance Computing, na sigla em inglês).
O primeiro centro de computação paralela da Intel no Brasil ficará baseado no Núcleo de Atendimento em Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe. O Nacad deverá lançar nos próximos dias a chamada para a primeira bolsa de pós-doutorado com recursos do IPCC da Intel. A posição é destinada a projeto de pós-doutorado na área de computação de alto desempenho.
“A Coppe/UFRJ será o primeiro de vários IPCCs no país, e dará ao Rio e ao Brasil acesso e inclusão na vanguarda mundial de computação de alta performance, atuando de forma integrada ao novo Centro de Inovação da Intel”, explica Max Leite, diretor de Inovação da Intel no Brasil. “O IPCC da Coppe/UFRJ desenvolverá ainda projetos para auxiliar a área de mapeamento sísmico do pré-sal”, conclui o executivo.
Para o diretor de Planejamento e Administração da Coppe, Guilherme Horta Travassos, a parceria contribuirá para o surgimento de novas tecnologias. “Os projetos de pesquisa desenvolvidos no IPCC vão vislumbrar a avaliação de tecnologias da Intel, a utilização dessas tecnologias para resolução de problemas contemporâneos ou na criação de novas tecnologias. À medida que surgirem novos projetos, novas bolsas serão deverão ser oferecidas”, explica. “A possibilidade de compartilhar experiências em projetos na fronteira do conhecimento representará um ganho para a Intel e para a Coppe”, afirmou Guilherme Travassos.
O IPCC da Intel na Coppe trabalhará em parceria com o Centro de Inovação da empresa, que ficará localizado no Centro do Rio de Janeiro e cuja proposta será disponibilizar o acesso às tecnologias de computação de alto desempenho para empresas brasileiras de todos os portes. Seu foco será o desenvolvimento de soluções inovadoras utilizando tecnologias de HPC, Big Data e Internet das Coisas.