Coppe teve participação ativa na Rio Innovation Week
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 22/08/2024
Com tecnologias inovadoras que vão desde as utilizadas para inspeção em dutos e ambientes marinhos até as voltadas para pessoas com deficiência (PCD), a Coppe/UFRJ participou ativamente da Rio Innovation Week 2024. Durante o evento, considerado um dos maiores de tecnologia e inovação do mundo, que ocorreu no Píer Mauá, entre 13 e 16 de agosto, a instituição apresentou parte de suas inovações ao público geral do Rio de Janeiro e a representantes de setores da indústria e de governos.
As atividades da Coppe durante o evento envolveram participações em cerca de dez conferências, e demonstrações e apresentações (pitches) no stand do Inova UFRJ. Neste espaço, a Coppe e startups residentes em sua incubadora de empresas demonstraram algumas tecnologias e fizeram breves apresentações (pitches).
Na visão do head da Incubadora de Empresas da Coppe, Marcos Chaves, a RIW superou as expectativas, em função do número de visitantes, gerando uma sensação de que todo o ecossistema do Rio de Janeiro estava presente ao evento. “É um ambiente em que a Coppe pôde se engajar com os demais agentes de inovação do Rio. Acredito, por exemplo, que nossa relação com a aceleradora Sai do Papel foi muito fortificada neste evento. Estabelecemos também ligações com a Incubadora da UFF, que é nossa vizinha aqui no estado, mas que nem sempre temos a oportunidade de trocar experiências e programas”.
De acordo com Marcos, que durante o evento apresentou o funcionamento da Incubadora de Empresas da Coppe e sua importância para um ecossistema de inovação, a visibilidade que o RIW traz é um valor importante, inclusive para as startups, porque isso vai ao encontro da necessidade de ganhar credibilidade junto ao mercado.
“Quando as empresas incubadas estão lado a lado com os laboratórios da Coppe em um evento dessa magnitude, fica claro para o mercado que aquela inovação conta com uma estrutura que permite o avanço da empresa e o atendimento às exigências do mercado”, avalia Marcos. Ele complementa dizendo que conversou diretamente com empreendedores e dois deles já se inscreveram no programa de incubação da Coppe. “Além disso, outras pessoas tiveram interesse e pegaram nossos materiais informativos, o que é sempre importante para nos tornarmos mais conhecidos ainda”, conclui.
Entre as pesquisas, duas são dedicadas à qualidade da água. O Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF) da Coppe demonstrou como funciona o seu dispositivo inovador, com sensor de fibra óptica nano-bio-tecnológico, que detecta contaminação na água em apenas 20 minutos. E para descontaminar, a solução pode ser a técnica avançada de filtragem de água do rio, apresentada pela startup Delta Entech, que utiliza no processo matéria-prima residual inofensiva ao ambiente e à saúde humana.
Além disso, o público presente pôde acompanhar também a demonstração da Nautilus, da Escola Politécnica da UFRJ, a primeira equipe brasileira de veículos subaquáticos autônomos, que foram desenvolvidos com a participação da Coppe. Puderam também verificar como são os utensílios personalizados voltados para atividades da vida diária de pessoas com deficiências. Os objetos foram desenvolvidos por pesquisadores de três unidades da UFRJ: Coppe, Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, e da Escola de Belas Artes.
Outras demonstrações foram do Grupo de Energias Renováveis no Oceano (Gero) da Coppe, que mostrou propostas para fabricar hidrogênio a partir da geração de energia eólica ofsshore; e do Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (Gscar) da instituição que fez uma apresentação sobre drones instrumentados e robôs desenvolvidos para fazer inspeções. Fazer inspeções também é a finalidade do equipamento criado pela startup Orion, sendo que voltado para dutos.
Veja os melhores momentos no canal da Coppe no YouTube.
- Inovação
- Rio Innovation Week
- RIW2024
- Tecnologia