Coppe/UFRJ recebe ex-ministro Bresser-Pereira no “Ciclo Brasil e suas Perspectivas”

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 18/05/2017

O professor emérito e ex-ministro, Luiz Carlos Bresser-Pereira, será o palestrante da segunda edição do “Ciclo Brasil e suas perspectivas”, dia 6 de junho.  Promovido pela Coppe/UFRJ, o Ciclo é aberto ao público e tem como objetivo promover debates com personalidades, intelectuais, jornalistas e líderes sociais sobre a crise do país e maneiras de superá-la. O evento será realizado, às 14h, no auditório da Coppe, na rua Moniz Aragão, 360, Centro de Tecnologia 2, bloco 1, Cidade Universitária. O evento terá tradução simultânea para Libras.

Bresser é um dos signatários do Manifesto do Projeto Brasil Nação, publicado no dia 27 de abril, por meio do qual um grupo de importantes personalidades públicas assume o compromisso de pensar o país e unir os brasileiros em torno das ideias de nação e desenvolvimento.

Sobre o palestrante

Advogado, economista, professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Carlos Bresser-Pereira foi ministro por três vezes, duas durante o governo Fernando Henrique Cardoso, no qual ocupou o Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-1998) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (1999). Foi ainda ministro da Fazenda (1987), durante o governo Sarney, no qual implementou o Plano Bresser. O economista presidiu o Banco do Estado de São Paulo e foi secretário da Casa Civil, durante o governo de André Franco Montoro.

Patrono da Associação Keynesiana Brasileira, Bresser-Pereira é autor de vasta produção acadêmica e literária, que inclui obras como Macroeconomia DesenvolvimentistaA Construção Política do Brasil Reforma do Estado para a Cidadania.