Coppe vai às urnas para escolher diretor e vice-diretor

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 31/05/2019

Nos dias 4 e 5 de junho a comunidade da Coppe/UFRJ, maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, vai às urnas para escolher seu novos diretores para o período 2019-2023. Concorrem aos cargos pela Chapa 1 os professores José Carlos Pinto (diretor) e Theodoro Antoun Netto ( vice-diretor), e pela Chapa 2 os professores Romildo Toledo (diretor) e Suzana Kahn Ribeiro (vice-diretora).

Estão aptos a votar os professores, alunos, pesquisadores de pós-doutorado e funcionários estatutários da Coppe, além de funcionários celetistas que tenham ao menos um ano de vínculo com a instituição (completo em 2 de abril). As urnas estarão disponíveis em três seções de votação nos blocos B, G e H do Centro de Tecnologia (CT).

Conheça os candidatos

José Carlos Pinto

Professor titular da UFRJ, é mestre (1987) e doutor (1991) em Engenharia Química pela Coppe, e fez pós-doutorado na empresa Polibrasil Resinas S.A., na área de reatores químicos de polimerização.  Ingressou na Coppe em 1992, como professor do Programa de Engenharia Química. Foi diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Coppe, de 2013 a 2015, e diretor executivo da Fundação Coppetec, de 2011 a 2015. Desde então, é diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e da Academia Nacional de Engenharia, José Carlos coordena na Coppe o Laboratório de Engenharia de Polimerização (Engepol).

Recebeu em 2002 o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico, em 2003 o Prêmio Braskem, como orientador da 2ª melhor dissertação de mestrado. Também foi agraciado com o Prêmio Capes de Teses, em 2007, e com o Prêmio Scopus, em 2009.  No ano 2000 recebeu o Prêmio Nacional de Pós-graduação da Associação Brasileira de Engenharia Química, como orientador da melhor tese de Doutorado.

Theodoro Antoun Netto

Mestre (1991) em Engenharia Oceânica pela Coppe/UFRJ, e mestre (1995) e doutor (1998) em Engenharia Mecânica pela The University of Texas at Austin, onde também fez pós-doutorado (2006), Theodoro Antoun Netto passou a atuar como docente do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe em 2002. Na Coppe, atua no Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS).

Membro do Conselho de Coordenação do Curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ, é pesquisador visitante da The University of Texas at Austin, onde coordena intercâmbio acadêmico com a Norwegian University of Science and Technology – NTNU (Trondheim, Noruega).

De 2004 a 2008 coordenou o Programa de Recursos Humanos (PRH35) da Agência Nacional de Petróleo (ANP) sobre Integridade Estrutural das Instalações da Indústria de Petróleo. Em 2014, foi contemplado com a Medalha Amigo da Marinha do Brasil e, em 2010, com os prêmios “Inventor Petrobras” e “Petrobras de Tecnologia”, o qual também recebeu em 2008.

Romildo Toledo

Professor titular da UFRJ, é mestre (1986) e doutor (1997) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), e fez pós-doutorado na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha. Ingressou na Coppe em 1999, no Programa de Engenharia Civil. De 2013 a 2015, foi diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, e de 2015 a 2019, vice-diretor da instituição.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Romildo coordena na Coppe o Núcleo de Materiais e Tecnologias Sustentáveis (Numats) e a área de Materiais do Laboratório de Estruturas e Materiais (Labest). Coordenador executivo do Centro Brasil-China de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis, uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, é membro do INBAR Bamboo Construction Task Force e presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias não Convencionais.

Em 2009 recebeu o prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer de Destaque do Ano em Engenharia, no campo das pesquisas do concreto e materiais constituintes, concedido pelo Instituto Brasileiro do Concreto.

Suzana Kahn Ribeiro

Mestre em Planejamento Energético (1988) e doutora em Engenharia de Produção (1995), ambos pela Coppe/UFRJ, Suzana Kahn Ribeiro ingressou como docente da Coppe, em 1988, no Programa de Engenharia de Transportes. Na Coppe, sua linha de pesquisa está associada a Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, com foco em mobilidade sustentável, energia renovável, mudança climática e cidades e meio ambiente.

Coordenadora Executiva do Fundo Verde da UFRJ e presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, é membro dos conselhos do Plano Diretor da UFRJ e do Museu do Amanhã, consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Foi vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), de 2008 a 2015, secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente (2008 a 2010), e subsecretária de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (2010 a 2013). Em 2007, fez parte do grupo de cientistas do IPCC que foi agraciado com o Nobel da Paz, pela dedicação a estudos sobre mudanças do clima e o aquecimento gl