Crianças e adultos visitaram o estande da COPPE na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias
Data: 11/10/2005
O estande montado pela COPPE para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia atraiu pessoas de todas as idades. Com o tema “O Brasil da água doce e da água salgada: desafios e potencialidades”, a COPPE apresentou, de 3 a 9 de outubro, na Praia Vermelha, as principais pesquisas desenvolvidas nos seus laboratórios. No estande da instituição, a maior atração ficou por conta do experimento sobre “plumas de bolhas”, apresentado pelos monitores do Laboratório de Mecânica da Turbulência. O fenômeno, que ocorre com bolhas de gás aparentemente inofensivas, quando gerado no fundo do mar pode produzir ondas de até 5 metros de altura, capazes de provocar grandes danos em embarcações como navios e plataformas de petróleo. Por outro lado, se produzidas artificialmente, as plumas de bolhas podem ser benéficas, sendo, por exemplo, usadas para a separação de esgotos de origens diferentes em uma estação de tratamento.
O tanque oceânico da COPPE também foi destaque na programação da semana. Mais de 100 pessoas, entre crianças, idosos e adultos visitaram o Laboceano que, excepcionalmente, abriu suas portas ao público no sábado, dia 8. Nem mesmo a fila para distribuição de senha foi motivo para desanimar o público que saiu de casa determinado a conhecer o tanque oceânico mais profundo do mundo, até então só visto em reportagens na TV. A equipe do laboratório teve que fazer apresentação extra para dar conta da demanda. Impressionadas com a grandiosidade da obra e curiosas em relação às aplicações do tanque, as pessoas fizeram uma série de perguntas à equipe do laboratório durante a apresentação.
Ainda como parte da programação do evento, foi inaugurado, dia 4, em caráter permanente, o Espaço COPPE Miguel de Simoni. A mostra “Ciência e Tecnologia”, foi aberta à visitação a escolas das redes pública e privada do Ensino Médio.
Ciência e tecnologia para leigos de todas as idades
O aluno de engenharia da UFRJ, Daniel Rodrigues, um dos monitores escalados para apresentar ao público o fenômeno de plumas de bolhas, no estande da praia Vermelha, considerou válida a experiência. “Tivemos a oportunidade de explicar para o público parte da pesquisa da qual participamos, tornando o tema menos complexo até para nós mesmos”, afirma o aluno, que integra a equipe do Laboratório de Mecânica da Turbulência (LMT) da COPPE , sob a coordenação do professor Átila Freire.
Além do experimento com plumas de bolhas, a COPPE apresentou no estande da Praia Vermelha suas principais pesquisas sobre o tema água. O público que compareceu ao local teve a oportunidade de conhecer alguns projetos com tecnologia de ponta em andamento no país, entre eles a primeira usina de ondas das Américas, que está sendo construída no Ceará e vai gerar energia a partir das ondas do mar; a pesquisa com membranas que transformam água salgada em água doce, o projeto do surfódromo da praia da Macumba, que promete proporcionar ondas perfeitas aos surfistas cariocas, a opinião dos cientistas sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco.
Mesmo o público infantil compareceu ao estande da COPPE. A despeito de não compreenderem grande parte do que foi apresentado no local, as crianças pequenas se divertiram muito com o ator performista que, fantasiado de Albert Einstein, interpretou com maestria uma das principais características do cientista que marcou o século XX: o bom – humor.