Da COPPE para o Mundo

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 22/02/2000

O Programa de Engenharia Elétrica da COPPE entrou com o pé direito no ano 2000. Os professores Paulo Sérgio Diniz e Marcello Campos foram nomeados pelo Instituto Internacional de Engenharia Eletrônica e Elétrica (IEEE), associação internacional que conta com mais de 500 mil membros no mundo todo, como Fellow e Diretor para a América Latina respectivamente.

Fellow

O professor Paulo Sérgio Diniz acaba de receber a mais alta honraria do IEEE, o título de Fellow. O pesquisador, que concorreu com milhares de cientistas do mundo inteiro, receberá o diploma em Genebra, em maio do ano 2000, durante o Congresso Mundial de Circuitos e Sistemas. Eleito na primeira indicação, aos 43 anos é um dos membros seniors mais jovens a receber a honraria. No Brasil somente três cientistas conquistaram esse título.

O instituto também nomeou Diniz como Professor Distinguido para o biênio 2000-2001. Durante este período o professor vai ministrar aulas em universidades no mundo inteiro, com todas as despesas pagas. O pesquisador da COPPE é PhD em engenharia elétrica e trabalha com tecnologias de ponta em transmissão de sinais, muito utilizadas atualmente na área de telefonia e transmissões via satélite.

Diretor da América Latina

A partir do último dia 1º de janeiro o jovem Prof. Marcello L. Rodrigues de Campos foi eleito Diretor da IEEE para a América Latina. “Como diretor regional minha responsabilidade é fomentar a troca técnico-científica entre as sociedades e profissionais da região”, explica Marcello

Nascido em Niterói, Marcello Campos, 32 anos, formou-se na Escola de Engenharia da UFRJ em 1990, onde também fez o mestrado no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE. Tornou-se PhD em 1995 pela University of Victoria, no Canadá. De volta ao Brasil nesse mesmo ano, o jovem pesquisador voltou a trabalhar no Laboratório de Processamento de Sinais. Em 1997 ingressou no IME e em 1998 passou um período na Helsinki University of Technology, desenvolvendo pesquisas na área de telecomunicações. De volta ao Brasil no início de 99, os principais interesses do pesquisador são: processamento de sinais, teoria da estimação, aplicações de processamento de sinais em telecomunicações e comunicações móveis.