Deputado Pansera confirma recursos para Laboratório de Inovação da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 09/12/2016

Em reunião realizada, hoje, 9 de dezembro, com a diretoria da Coppe/UFRJ, o deputado federal Celso Pansera (PMDB-RJ) confirmou que destinou parte de sua verba para emendas parlamentares para a construção do Laboratório de Inovação da Coppe. Como as emendas têm caráter impositivo, os recursos, no valor de R$500 mil, estarão presentes no Orçamento de 2017 e atenderão ao pleito formalizado pela Coppe.

O Laboratório de Inovação tem como objetivo estimular a formação de engenheiros voltados para a transformação do conhecimento em produtos para a sociedade. A ideia é testar experimentalmente a criação de um Programa de Iniciação à Inovação (PI²), possibilitando o surgimento de um ambiente acadêmico favorável à inovação. A proposta do PI² é formar grupos de trabalho, com até cinco alunos, que orientados por um mentor docente possam atuar de forma interdisciplinar na resolução de um problema.

Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pansera afirmou que a iniciativa da Coppe é fundamental para o país, e que a acolheu em reconhecimento a importância da instituição, como uma das mais fortes do país em pesquisa, tecnologia e inovação. “Na perspectiva do combate à crise econômica é uma iniciativa que ajuda. O estado do Rio tem que mudar sua natureza econômica e envolver os alunos da UFRJ nisso será muito positivo”, avalia.

“As universidades concentram a maior parte da massa crítica do país. Falta aos governos compreender a dimensão disso e adotar isso como prática permanente, que não mude a cada troca de governo, que seja uma política de Estado. No dia que os governos compreenderem que as universidades elaboram propostas para o Estado, com certeza elas terão um papel muito mais ativo e determinante para o futuro do país”, reconhece Pansera.

Estiveram presentes à reunião, o diretor da Coppe/UFRJ, professor Edson Watanabe; o diretor de Tecnologia e Inovação, professor Fernando Rochinha; a diretora de Assuntos Acadêmicos, professora Cláudia Werner; o diretor de Orçamento e Controle, Fernando Peregrino; o diretor do Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional, professor Ericksson Almendra; o diretor-adjunto de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional, Fernando Sepúlveda; e o professor emérito do Programa de Engenharia de Produção, Carlos Alberto Cosenza.

Transformar dívida pública em investimentos em C&T

O deputado informou ainda que tem participado de um grupo de debates entre interlocutores qualificados, como economistas, pesquisadores e engenheiros – dentre os quais o diretor de Orçamento e Controle da Coppe, Fernando Peregrino – para viabilizar uma proposta para transformar parte da dívida pública interna em capital produtivo e também em investimentos em ciência e tecnologia. “Isso exige uma elaboração teórica do processo e a sua redação em projeto em lei, e o mais difícil, que é convencer governo e sociedade”, alerta.

Ao responder a pergunta sobre os possíveis impactos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece a inflação do ano anterior como teto para as despesas primárias do governo federal,  o ex-ministro acredita que embora não haja clareza quanto a extensão de seus efeitos, a gênese da PEC não traz a redução de investimentos em Educação em um primeiro momento. “Não acredito nisso. De todo modo, se ela der certo e se ela for de fato fundamental para a retomada do crescimento, ela deixará de ser útil em poucos anos e terá de ser modificada. Ela não sobrevive 20 anos. Com certeza será alterada antes mesmo do prazo previsto de dez anos. Tomara que de fato gere o benefício que o governo está esperando, pois aí ela deixará de ser útil em três ou quatro anos”, analisa o deputado.

• Laboratório de Inovação