Descomissionamento Sustentável: um desafio global que coloca o Brasil no centro do debate
Planeta COPPE / Economia Azul / Engenharia de Produção / Engenharia Oceânica / Institucional Coppe / Notícias
Data: 27/08/2025

A transição para uma matriz energética mais limpa exige escolhas estratégicas sobre o destino das milhares de instalações offshore de petróleo e gás que se aproximam do fim de sua vida útil — uma decisão que envolve ciência, economia e sustentabilidade.
O descomissionamento sustentável dessas estruturas não é apenas uma questão técnica, mas um imperativo ambiental, econômico e social, com impactos diretos sobre a agenda climática global e os compromissos assumidos pelo Brasil na transição energética.
Com essa perspectiva, o Conselho Interdisciplinar de Descomissionamento Sustentável (Conids), liderado pela Coppe, promoverá, nos dias 16 e 17 de setembro, o 1º Simpósio Científico em Descomissionamento Sustentável.
Mais do que discutir soluções técnicas, o simpósio será um espaço estratégico para alinhar ciência, políticas públicas e indústria na construção de caminhos inovadores para o descomissionamento sustentável no Brasil. Essa abordagem é essencial para reduzir impactos ambientais, promover a economia circular, estimular novos negócios e desenvolver competências tecnológicas que mantenham o país competitivo na economia de baixo carbono.
Organizado pelo Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) e pelo Núcleo Rogério Valle de Produção Sustentável (Sage), ambos da Coppe, em parceria com a Escola Politécnica da UFRJ e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o evento reunirá especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes do setor público em uma troca interdisciplinar e interinstitucional.
A liderança da Coppe no tema se concretiza por meio do Grupo de Pesquisa em Descomissionamento Sustentável (Descom.Sub), coordenado pelo professor Marcelo Igor (LTS), do Programa de Engenharia Oceânica, e pela pesquisadora Laurelena Palhano (Sage), do Programa de Engenharia de Produção.
A programação inclui painéis temáticos, mesas-redondas, palestras magnas e workshops — presenciais e online — para apresentar avanços, desafios e oportunidades para pesquisa, ensino e extensão nessa área. O encontro será realizado no Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep), da Uenf, em Macaé. As inscrições estão abertas no site oficial do simpósio, que já disponibiliza a programação completa.
- Descomissionamento
- estruturas offshore
- plataformas de petróleo
- Sustentabilidade
