Dez programas da Coppe obtêm conceito de excelência na Avaliação Capes

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Data: 13/09/2022

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta segunda-feira, 12 de setembro, o resultado da sua Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas de pós-graduação do Brasil. Dez dos treze cursos de mestrado e doutorado da Coppe/UFRJ foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7), atribuídos a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.

Foram avaliados com grau 7 os programas de Engenharia Civil (PEC); Engenharia Química (PEQ); e Engenharia de Sistemas e Computação (PESC). Receberam nota 6 os programas de Engenharia Biomédica (PEB); Engenharia Elétrica (PEE); Engenharia Mecânica (PEM); Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM); Engenharia Nuclear (PEN), Engenharia de Transportes (PET) e o Programa de Planejamento Energético (PPE).

Receberam conceito 5 os programas de Engenharia de Produção (PEP) e Engenharia Oceânica (PEnO). Foi avaliado com conceito 4 o programa de Engenharia de Nanotecnologia (PENt).

Segundo o diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, o resultado é fruto da dedicação do corpo social da instituição. “ Temos dez programas com nível de excelência porque o corpo social é comprometido com a qualidade, sem dúvida”.

A diretora acadêmica da Coppe, professora Lavínia Borges, destacou o trabalho realizado pelos programas de Engenharia Oceânica e de Produção, que progrediram na Avaliação Quadrienal, subindo para o conceito 5, e de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil que subiram, respectivamente, para os conceitos 6 e 7. “Foi uma ação consistente destes programas. Resultou de um planejamento de mais de quatro anos, não foi à toa que os programas progrediram. Todos montaram comissões, fizeram trabalhos dedicados a esta recuperação, e foram trabalhos muito bons”, reconheceu.

“Programas com avaliação 6 e 7 recebem recursos do Programa de Excelência Acadêmica (Proex), com um número maior de bolsas e mais agilidade para execução das verbas recebidas. Programas com conceitos 4 e 5, por sua vez, são incluídos no Proap (Programa de Apoio à Pós-Graduação). Alguns editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) só permitem que concorram programas avaliados com estes níveis”, explicou professora Lavínia. “É quase impossível subir dois níveis em uma avaliação, mas eu tenho convicção que, na próxima, o PEnO já terá grau 6”, previu.

Conforme explica o professor Romildo, a obtenção dos conceitos 6 e 7, são o reconhecimento da qualidade acadêmica destes programas, trazem maior atratividade aos seus cursos e também autonomia financeira e capacidade maior de gestão. “Cursos de excelência têm gestão financeira e administrativa mais ágil. Os recursos enviados pela Capes são administrados diretamente pelos coordenadores dos programas acadêmicos. Ao contrário do Proap, em que os recursos são repassados à universidade e precisam ser descentralizados, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) para os centros e depois para os programas acadêmicos”.

Na avaliação dos professores Romildo e Lavínia, os impactos da pandemia serão mais sentidos na próxima Avaliação Capes, com os reflexos no número de inscrições (que afetou graduação e pós-graduação em todo o país e no mundo) e também nas defesas de dissertações e teses.

O resultado da Avaliação Quadrienal já tinha sido comunicado aos coordenadores de programas acadêmicos no dia 2 de setembro. No entanto, a divulgação para o público geral estava suspensa devido a uma ação civil pública, tendo sido liberada somente nesta segunda-feira, 12/9, após a homologação judicial do Termo de Autocomposição firmado entre a Capes e o Ministério Público Federal, resultando na revogação definitiva da decisão liminar que impedia a divulgação dos resultados da Avaliação.

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