Dia do Trabalhador na Coppe: o valor da pausa em uma cultura de inovação humana
Planeta COPPE / Fundação Coppetec / Institucional Coppe / Notícias
Data: 07/05/2025

Mais do que uma data comemorativa, o Dia do Trabalhador é um convite à reflexão sobre os caminhos que estamos trilhando no mundo do trabalho — e sobre como queremos seguir. Na Coppe, a celebração de 1º de Maio foi marcada por um momento simbólico e necessário: uma pausa coletiva para colocar em foco o que muitas vezes fica em segundo plano no ritmo acelerado da vida profissional — o bem-estar de quem faz a ciência e a inovação acontecerem todos os dias.

No dia 5 de maio, a Fundação Coppetec e a Diretoria de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ promoveram um encontro especial com a psicóloga Gabriela Barbosa, que conduziu a palestra “A importância das pausas e do equilíbrio no trabalho”. O evento reuniu colaboradores e colaboradoras das duas instituições em uma conversa profunda sobre saúde mental, relações de trabalho e práticas sustentáveis de produtividade.
Mais do que falar sobre esgotamento profissional e prevenção à síndrome de Burnout, Gabriela trouxe ferramentas práticas e simbólicas para a construção de ambientes mais saudáveis: técnicas de respiração, práticas de mindfulness, estratégias de comunicação assertiva e uma proposta simples e poderosa — valorizar e reconhecer os colegas, como parte de uma cultura de respeito e gratidão.

Ao olhar para o futuro, a Coppe reafirma seu compromisso com a valorização das pessoas que constroem diariamente uma das mais relevantes instituições de ciência e engenharia da América Latina. Afinal, é no encontro entre conhecimento e bem-estar que se fortalece o trabalho que transforma realidades.