Diretor da Coppe é homenageado em evento de história das ciências

Planeta COPPE / Notícias

Data: 22/11/2012

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Débora Foguel, entregou a placa em homenagem ao professor Luiz Pinguelli

O diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, foi homenageado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da UFRJ, na abertura do 5º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (Scientiarum Historia V), dia 12 de novembro. Luiz Pinguelli Rosa recebeu a homenagem por suas contribuições ao HCTE, programa que ajudou a criar e do qual é professor desde a década de 1990.

Na abertura do congresso, o aluno de doutorado do HCTE Rogerio Mandelli destacou o comprometimento, a dedicação e o prazer do professor Pinguelli em dividir o conhecimento com os alunos. “Essa homenagem é o nosso reconhecimento à sua trajetória e às suas contribuições ao programa”, disse Rogerio ao professor Pinguelli, que integrava a mesa de abertura do evento, ao lado do professor Ricardo Silva Kubrusly, coordenador do HCTE, e da professora Cássia Curan Turci, diretora do Instituto de Química.

O doutorando do HCTE, Rogerio Mandelli, destacou o prazer do homenageado em dividir o conhecimento com os alunos

Em seguida foi exibido um vídeo que reuniu imagens de diferentes momentos da vida do homenageado, tendo como trilha sonora a música “O que é, o que é?”, sucesso na voz de Gonzaguinha. Logo após, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Débora Foguel, entregou ao professor Pinguelli uma placa, com o soneto “Uma rosa para o Rosa”, assinado em conjunto por alunos do HCTE e pelo coordenador do programa, professor Ricardo Silva Kubrusly.

“É uma homenagem do programa a Pinguelli. Um homem que não tem medo e que trouxe o seu prestígio e a sua dedicação para o nosso programa. Temos muito orgulho de ter uma pessoa como ele trabalhando ao nosso lado”, destacou Ricardo Kubrusly.

Após as homenagens, o professor Luiz Pinguelli Rosa agradeceu-as e destacou a importância do HCTE. “O programa é resultado de um esforço conjunto e conta com a participação de professores com visões diferenciadas. Tenho orgulho de ter criado, na Coppe, as condições de semeadura do programa”, afirmou.

O diretor da Coppe participou da abertura do congresso ao lado dos professores Ricardo Kubrusly e Cássia Curan Turci

O diretor da Coppe aproveitou a oportunidade para lamentar a divulgação de matérias sobre supostas irregularidades no processo de transferência de recursos do Banco do Brasil para a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O professor Luiz Pinguelli Rosa reiterou seu apoio à reitoria da UFRJ.

Programa pesquisa o fazer científico

Tido como uma iniciativa inovadora na universidade brasileira, o curso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia nasceu na Coppe, na década de 1990. É resultado do trabalho de pesquisadores que buscavam novas formas de compreender o fazer científico e seu papel no mundo moderno. Elevado a programa de pós-graduação, o HCTE vem se consolidando como um lugar de referência no Brasil em estudos de epistemologia, história e filosofia das ciências, tecnologias e sociedades. Atualmente está sediado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ.

O HCTE é um programa interdisciplinar e interunidades da UFRJ (Coppe, Instituto de Química e Instituto de Matemática). Conta também com a participação de professores do Instituto de Biologia, do Instituto de Ciências Biomédicas, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e, ainda, com docentes de outras instituições.