Diretor de instituto russo de pesquisa profere palestra na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 20/10/2017

Na próxima terça-feira, 24 de outubro, às 10 horas, Andrey Grebenyuk, diretor  na América Latina da RZD International – o Instituto Russo de Pesquisa Ferroviária – proferirá na Coppe/UFRJ a palestra ” Rail Systems in Russia “, sobre as ferrovias da Rússia. O evento será na sala 325 do Bloco H, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Após a palestra, acompanhado por Bernardo Figueiredo, também da RZD, Andrey embarcará no Trem de Levitação Magnética da Coppe (Maglev-Cobra). Silencioso e não poluente, o veículo é primeiro no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com essa mesma tecnologia, mas os seus projetos ainda se encontram em fase de testes em laboratório. Ainda não foram implantadas linhas de teste nestes países. O projeto da Coppe está no nível 7 da escala de evolução utilizada pela Nasa (TRL – Technology Readiness Level), para medir o grau de amadurecimento de uma nova tecnologia. A escala TRL vai até o nível 9, quando o produto está pronto para ser posto à disposição da sociedade, comercialmente.

Após a visita, Andrey e comitiva participarão de uma reunião com a Diretoria da Coppe e professores do Programa de Engenharia de Transportes da instituição.

• MagLev-Cobra